Menu
Brasília

Hacker que causou prejuízo de R$ 1,3 mi ao Detran é preso

Segundo investigações, homem invadia o sistema do departamento para cancelar multas de trânsito

Willian Matos

22/09/2020 8h47

Foto: Reprodução

A Polícia Civil (PCDF) e o Ministério Público (MPDFT) prenderam de forma temporária um homem suspeito de hackear o sistema de informática do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). O objetivo da invasão era cancelar multas de trânsito e retirar restrições judiciais e administrativas.

O prejuízo para o Detran foi de mais de R$ 1,3 milhão, segundo investigações. As fraudes foram registradas entre maio de 2019 e janeiro de 2020. Os donos ou motoristas dos veículos encomendavam o serviço, e os hackers invadiam o sistema Getran.

Um suspeito foi preso na segunda-feira (21). Além de prender o envolvido, os investigadores apreenderam equipamentos de informática de alto valor, que serão periciados. As investigações continuam.

Foto: Divulgação/PCDF

A operação foi batizada de Backdoor — a ação desta segunda-feira (21) é a segunda fase. O MPDFT explica que é um termo em inglês que define a vulnerabilidade utilizada pelos hackers para cometer as fraudes. O grupo usava uma porta de acesso ao sistema Getran criada ilicitamente para permitir o uso por pessoas não autorizadas.

A ação é resultado do trabalho conjunto da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e da Divisão Especial de Repressão à Corrupção (Decor/Cecor), com apoio da Delegacia de Polícia de Alto Paraíso (PCGO).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado