Menu
Brasília

Governador lança o Reciclotech, programa de inclusão digital

Reciclotech vai cuidar de descarte, reciclagem e distribuição de equipamentos eletrônicos. Projeto promete beneficiar mais carentes

Redação Jornal de Brasília

14/10/2020 12h50

Willian Matos e Catarina Lima
[email protected]

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou nesta quarta-feira (14) o programa Reciclotech. O projeto promete cuidar do descarte de equipamentos eletrônicos feito pela população. Os itens serão reciclados e distribuídos à população carente, em especial às escolas.

O Reciclotech também tem por objetivo incentivar a população a descartar corretamente o lixo eletrônico e também a doar equipamentos que não são mais usados. O governador Ibaneis Rocha esteve presente no lançamento e falou a respeito. “É um trabalho que tem que ser divulgado — e eu conto com a imprensa, porque ele parte da doação das pessoas de se desfazer daquele equipamento que está abandonado para que a gente posa trazer para esse centro de reciclagem e tocar esse projeto”, declarou o governador.

“Nós vamos lotear pelo menos oito regiões administrativas e vamos levar esse projeto [para as regiões] até o final do nosso governo.”

De forma breve, Ibaneis também citou a preparação para a chegada da internet 5G na capital. “Vamos chegar no 5G bem em breve, mas nós precisamos fazer com que isso chegue para todo mundo, para aqueles que mais precisam, para os mais pobres”.

Reciclotech

O programa Reciclotech visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos. Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – o programa atua na conscientização do descarte correto desses materiais, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia, através do recondicionamento e doações de equipamentos.

O Reciclotech segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que define a logística reversa como um instrumento de desenvolvimento econômico e social ao investir na coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Uma vez restituído, esse material pode ser reaproveitado em diversos ciclos produtivos ou ganhar outra destinação ambientalmente adequada. O DF atualmente é a única capital da Federação com programa ativo de logística reversa e Economia circular.

O Reciclotech Drive-Thru irá recolher materiais sem uso. Itens como computadores, monitores e aparelhos celulares e todo tipo de eletroeletrônico, serão reciclados e doados a escolas, bibliotecas e suprir o déficit daqueles alunos que não tem como acessar os conteúdos de educação on-line que o governo tem disponibilizado.

Acesse o site da Secti e saiba onde encontrar um ponto de descarte ou onde estarão as unidades móveis do Reciclotech.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado