Menu
Brasília

Governador anuncia compra de testes e projeta “vida normal” em maio

Para Ibaneis, graças ao isolamento adotado, GDF tem o controle da situação. Agora, governador pretende testar a população para retomar as atividades econômicas assim que possível

Willian Matos

07/04/2020 13h51

O governador Ibaneis Rocha (MDB) fez projeções quanto aos impactos do novo coronavírus na população do Distrito Federal. Nesta terça-feira (7), Ibaneis afirmou que o isolamento social tem dado certo, anunciou a compra de testes para detecção do covid-19 e projetou a retomada da “vida normal” na segunda quinzena de maio.

Ibaneis explicou que, em Brasília, há uma proximidade de aproximadamente 40 km entre o Plano Piloto e as extremidades do DF, que se juntam com o Entorno. Caso o isolamento não fosse adotado, o número de casos de infecção pelo coronavírus poderia ser muito maior, de acordo com análise do governador. 

“O que nós fizemos aqui em Brasília foi interromper esse pêndulo das pessoas que vinham para o Plano Piloto e poderiam estar voltando infectadas para suas residências. Esse foi o trabalho, diminuindo a circulação de pessoas dentro de ônibus, diminuindo a circulação no comércio, exatamente para quebrar essa distribuição do vírus. Está dando certo. Isso fez com que nossas curvas se achatassem. Hoje nós estamos tendo o controle da situação”, declarou Ibaneis, em entrevista ao programa DF1, da TV Globo.

Novos testes

Ibaneis aproveitou para anunciar a compra de novos testes para a população. Com a aquisição, o governador projeta um aumento de 400% da testagem dos brasilienses. “Amanhã (quarta-feira, 7) à tarde chegam 150 mil testes. Nós vamos ampliar a testagem das pessoas exatamente para ter segurança na reabertura da atividade econômica do DF”, explica.

“Nós vamos sair da média de mil testes por dia para 3 mil nessa primeira semana, e queremos chegar a 5 mil testes até o final do mês. Com isso, a gente ai ter segurança para a população voltar a trabalhar no momento da retomada, na primeira quinzena de maio.”

Depois, Ibaneis corrigiu a informação a respeito da quantidade de testes comprados. Segundo o governador, foram adquiridos 300 mil testes, e não 150 mil. “300 mil testes significa quase 10% da população do DF que nós queremos testar exatamente para ter segurança na retomada e na reabertura do comércio e na indústria.”

Ibaneis destacou a importância de realizar exames na população. “Tem muito mais pessoa que estão com a doença e são totalmente assintomáticos”, explicou. “Esperamos o Ministério da Saúde fizesse as compras e distribuísse os testes. Como eles não fizeram, nós conseguimos fazer a compra na semana passada.”

Cenários

O chefe do Executivo local demonstrou otimismo quanto ao futuro em relação aos impactos do covid-19. “O cenário é de uma determinada tranquilidade. Não é para a gente aliviar nas medidas: nós estamos na tranquilidade exatamente porque a nossa população do Distrito Federal, consciente que é, mesmo com todas as dificuldades, seguiu as medidas de isolamento com toda compreensão”, relembrou.

Ibaneis destacou o controle do fluxo no Aeroporto de Brasília, o trabalho de testagem do Corpo de Bombeiros e da Polícia Federal e os serviços prestados pela imprensa. “Nós estamos chegando a um ponto que nós vamos chegar naquilo que os outros colocam como o pico da crise, entre o final de abril e início de maio, com todas essas medidas sendo mantidas, nós vamos chegar com tranquilidade”, disse, destacando o poderio das unidades de saúde do DF.

Concluindo a participação, o governador frisou que as medidas tomadas até agora, bem como as que virão ser adotadas, estão sob estudos do GDF.

“É muito melhor a gente voltar com segurança do que fazer o que aconteceu em outros estados, como é o caso do Ceará, onde eles abriram tudo e agora estão sendo obrigados a fechar e não tão dando conta nem de atender as pessoas na rede hospitalar.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado