Menu
Brasília

Golpista clona número para pedir depósito via WhatsApp

Suspeito clona número e entra em contato com amigos da vítima, na tentativa de conseguir dinheiro

Willian Matos

19/11/2019 13h56

Atualizada 21/11/2019 10h46

Willian Matos
[email protected]

Um suspeito de invadir contas de WhatsApp para praticar golpes bancários causou transtornos nesta terça-feira (13). Ele invadiu o perfil de uma vítima de Brasília-DF, entrou em contato com diversos contatos da agenda e conseguiu faturar pelo menos R$ 900.

O golpe funciona da seguinte forma: após invadir o perfil de alguém no aplicativo de mensagens, o suposto fraudador procura os contatos salvos na agenda desta pessoa e sai entrando em contato com as pessoas, na busca de conseguir dinheiro de forma ilícita.

O Jornal de Brasília teve acesso a uma conversa na qual o suspeito atua. A mensagem chega como remetente um contato conhecido do homem alvo do golpe. O golpista faz um cumprimento e, em seguida, afirma que precisa de um favor. “Precisava [sic] de um favor seu. Preciso fazer uma transferência, só que meu aplicativo do banco não está funcionando”, conta. Ele prossegue solicitando urgência — o contato foi pela manhã, e ele queria que a transação fosse realizada em até duas horas.

No início, a vítima responde com uma negativa. Porém, depois, sem saber que se tratava de um golpe, ela se compadece e demonstra interesse em ajudar um amigo, pedindo os dados da conta bancária e o valor a ser transferido. O suspeito, então, envia os dados em nome de Lilian Cecília da Silva.

Tempo depois, o suspeito deleta a mensagem com os dados bancários e bloqueia a vítima.

Em contato com o JBr, a vítima, que prefere não se identificar, afirma que não sabia que se tratava de um golpe. “Não tenho tanta proximidade com o Ricardo, mas cheguei a pensar em ajudar, mas depois acabei desconfiando”, afirma.

Poucos minutos depois, a vítima recebeu a mensagem do proprietário do número. Trata-se de Ricardo, mais conhecido como Ricking. Ricking é cantor e trabalha no Distrito Federal.

15 vítimas

Ricking afirma que o transtorno após a consumação do golpe está sendo grande. Após a conta de WhatsApp ser clonada na manhã desta terça (19), pelo menos 10 pessoas ligaram para ele afirmando que receberam as mesmas mensagens acima. Outras cinco enviaram mensagens em redes sociais alertando o cantor. “Acho que já passa de 20 pessoas”, palpita.

O invasor da conta de WhatsApp de Ricking faturou, no mínimo, R$ 900. Diferente da vítima a qual o JBr teve acesso, um amigo do cantor acabou caindo no golpe. “Um amigo meu fez [a transferência]. Meu tio quase fez, mas ele recebeu uma mensagem minha antes”, conta o artista. Perguntado sobre o valor da transação feita pelo colega, ele atesta: “900 reais.”

OLX

Para Ricking, o problema começou assim que ele anunciou um produto na plataforma de compra e venda OLX. “Eu tava anunciando algumas coisas para vender. Assim que eu postei o anúncio, eles fizeram um contato pelo WhatsApp pedindo para confirmar o post. Eu, na correria, cuidando de dois filhos, fazendo um monte de coisa, confirmei. Na hora em que eu forneci o que me pediram, minha conta foi bloqueada”, conta a vítima. “Estou até pensando em processar a OLX, porque foi lá que pegaram meu contato”, prossegue.

Ricking teve de dar uma pausa na rotina de trabalhos para cuidar do problema. Foto: Reprodução/Instagram

Sem resposta do WhatsApp

Além de ter tido problemas com a OLX, Ricking enfrenta dificuldades para dialogar com o WhatsApp. “O que tem que ser feito é bloquear minha conta do WhatsApp, mas eles simplesmente não me respondem”, lamenta. “Eles não têm número de contato, só um FAQ”. FAQ é um link tira-dúvidas fornecido pelo aplicativo. Além do FAQ, é possível enviar e-mail para o suporte. Ricking o fez, mas não vem sendo respondido desde 8h desta terça (19).

Posicionamentos

Após a veiculação da reportagem, a OLX entrou em contato com o JBr. A empresa afirma que nunca entra em contato via WhatsApp com os clientes, tampouco solicita códigos, senhas e similares. Ela também recomenda que comprador e vendedor negociem entre si pelo chat da plataforma antes de trocar contatos telefônicos e/ou redes sociais. 

A OLX também dá dicas para evitar o “Golpe do WhatsApp”: 

– Desconfie de pessoas que entram em contato com você afirmando que são representantes da OLX, principalmente se forem feitas solicitações como pagamentos, envio de produtos, senhas ou documentos pessoais. A OLX não faz esse tipo de abordagem nem condiciona a publicação de seu anúncio ao envio de qualquer informação pessoal;

– A OLX não solicita informações que permitam acesso à sua conta via chat, telefone, SMS, WhatsApp e redes sociais;

– Nunca compartilhe o código de verificação do seu WhatsApp ou outras validações de segurança que chegam em seu celular;

– O WhatsApp recomenda sempre ativar a verificação de duas etapas para prevenir esse tipo de abuso;

– Mais dicas estão disponíveis no link de “Como fazer uma venda”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado