Menu
Brasília

GDF apresenta projetos prioritários para a Bancada no Congresso Nacional

O objetivo é definir a destinação das emendas parlamentares para 2020

Redação Jornal de Brasília

21/09/2019 7h56

Da Redação
[email protected]

Nesta sexta-feira (20) o Senado Federal foi palco de uma situação que não ocorria há 8 anos. A Bancada do Distrito Federal, coordenada pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF), se reuniu com secretários do Governo Ibaneis Rocha, para apresentação de sugestão de emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Segundo o secretário de governo do DF, José Humberto, foi apresentado um portfólio dos projetos que entendem ser prioritários, a partir da visão do executivo. “Temos certeza que aqui na Casa do povo, a Bancada do DF vai analisar com muito carinho nossas propostas, e esperamos que tenha essa sensibilidade com o que ouve da população, para determinar quais serão as emendas, tanto de bancada quanto individuais. Temos muitos projetos prioritários na área de educação, saúde, mobilidade, infraestrutura, cultura, tecnologia, esporte, segurança. Há um elenco vasto de propostas, o que dará condição de a bancada analisar com carinho e verificar quais os projetos que pretendem colocar nas suas emendas”, disse.

O secretário de Fazenda do DF, André Clemente, lembrou a importância desse trabalho em conjunto, em prol da população. “Estamos aqui com quase toda a estrutura do GDF, para sensibilizar os participantes da importância da captação e destinação de recursos do Orçamento da União, via emenda de bancada, para as ações, investimento, expansão do DF, para trazer o DF de volta ao eixo do crescimento e do desenvolvimento econômico”, afirmou.

Ao finalizar a reunião, o senador Izalci fez um balanço positivo do encontro, e ressaltou que foi uma situação inédita. “Tivemos a participação quase que total dos secretários do DF, demonstrando interesse em trabalhar junto com a bancada, que já se manifestou no sentido de atender as prioridades do GDF”, declarou.

Izalci disse ainda que na próxima semana pretende ouvir representantes dos Institutos Federais, da Universidade de Brasília, Sudeco, Codevasf e em um terceiro encontro, ouvir as organizações sociais. “Vamos tentar ajudar implementando os projetos no Orçamento. Em seguida, vamos fazer uma reunião para definir a quantidade de emendas, a destinação e os valores para cada uma delas. O prazo das emendas se encerra agora em outubro”, finalizou.

Entre os representantes da Bancada do DF, estiveram a senadora Leila Barros (PSB), as deputadas Bia Kicis (PSL) e Paula Belmonte (Cidadania), e o deputado Júlio Cesar (PRB). Também participaram da reunião, representando o GDF, além do secretário de governo, José Humberto Pires e do secretário de fazenda, André Clemente, Paulo Vítor – Secretário de Relações Institucionais, Valter Casimiro – Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Dilson Resende – Secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Adão Cândido – Secretário de Cultura, Anderson Torres – Secretário de Segurança e Osnei Okumoto -Secretário de Saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado