Menu
Brasília

Famílias de baixa renda receberão auxílio do GDF

A coordenação do programa será da Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem como titular a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha

Redação Jornal de Brasília

08/04/2020 18h23

Atualizada 09/04/2020 5h46

Aline Rocha e Larissa Galli

Para atender famílias vulneráveis às consequências da pandemia de coronavírus que atingiu o Distrito Federal, o Governo do DF estabelecerá um programa de renda mínima. Nesta quarta-feira (8) o governador Ibaneis Rocha enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei para transferência direta de renda do poder Executivo para as famílias de baixa renda do DF.

De acordo com o projeto, 28 mil famílias que não estão incluídas em programas como Bolsa-Família, DF sem Miséria, Bolsa Alfa, Benefício de Prestação Continuada serão beneficiadas pela iniciativa. As famílias, entretanto, só poderão ser atendidas com renda mensal de até meio salário mínimo.

Durante dois meses, essas famílias receberão duas parcelas de R$ 408, com operação a cargo do Banco de Brasília (BRB). A coordenação do programa será da Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem como titular a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha.

Moradia para idosos

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizou ontem a visita técnica ao hotel Brasília Palace, que hospedará 300 idosos sem moradia adequada durante a pandemia da Covid-19. Foi realizada a vistoria dos quartos e a identificação dos espaços onde acontecerão as oficinas e atividades planejadas para garantir acolhimento e atendimento humanizado aos futuros hóspedes.

“Queremos que cada pessoa se sinta em casa e seja acolhida com toda atenção nesse período em que estará no hotel para se proteger do novo coronavírus”, explicou a secretária de Justiça, Marcela Passamani ao fazer a checagem do local.

Entre as oficinas em estudo está a de costura. A proposta é que os idosos aprendam, por exemplo, a confeccionar máscaras de tecido para próprio uso ou para doação. Também estão sendo pensadas atividades ao ar livre, mas que estejam de acordo com critérios de segurança e sem aglomeração.

“A partir dessa visita, conseguiremos fechar um plano de fluxo dos idosos no hotel, montar um calendário de atividades e uma rotina para eles”, concluiu.

A ação “Hotelaria Solidária” faz parte do programa “Sua Vida Vale Muito”, desenvolvido pela Sejus para proteger a população idosa da Covid-19. A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, é madrinha dessa iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, responsável pelo cadastro dos primeiros idosos, e da Secretaria de Saúde, que fará os exames e cuidados médicos necessários aos acolhidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado