fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Estudantes do DF vão para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Foram feitas 701 inscrições do Distrito Federal, com alunos de 211 escolas, na 6ª edição da Olimpíada e dois alunos se classificaram para a final

Aline Rocha

Publicado

em

PUBLICIDADE

Da Redação
redacao@grupojbr.com

A fase semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa foi concluída e foram apresentados, portanto, todos os finalistas nas categorias de gênero textual. O Distrito Federal se destacou com dois alunos que, juntos de seus professores, vão participara da final em São Paulo, em 9 de dezembro. 

Veja quem são os finalistas do DF: 

“Categoria Artigo de Opinião”
Título: As fardas encobrem o medo?
Aluno: Pedro Henrique Ferraz Araújo
Professora: Gabriela Maria de Oliveira Gonçalves
Brasília/DF
Escola: CED 05 de Taguatinga

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Categoria Memórias Literárias”
Título: Uma pacata cidade chamada Gama
Aluno: Víthor Rodrigues de Sousa
Professora: Luciene Pereira
Brasília/DF
Escola: C. E. F. Polivalente

Foram feitas 701 inscrições do Distrito Federal, com alunos de 211 escolas, na 6ª edição da Olimpíada. No contexto nacional, foram 171.035 inscrições em todas as cinco categorias, com adesão de todos os estados e 4.876 municípios, o equivalente a 87,5%, alcançando 42.086 escolas.

Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, até a última terça-feira, foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, escrevendo sobre o tema “O lugar onde vivo”, que propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local.

A Olimpíada é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizaram oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade