Menu
Brasília

Enoxaparina: Policlínica de Taguatinga é novo ponto de dispensação

A medida da pasta foi tomada para aumentar o acesso dos pacientes ao remédio

Redação Jornal de Brasília

02/09/2020 14h38

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A partir desta semana a Secretaria de Saúde do Distrito Federal passa a disponibilizar mais um posto de dispensação para o medicamento Enoxaparina. Além do Hospital de Brase e da Policlínica de Planaltina, a Policlínica de Taguatinga também passará a dispensar a substância. A medida da pasta foi tomada para aumentar o acesso dos pacientes ao remédio.

“O objetivo também é evitar aglomeração da população em um único ponto de distribuição, no caso o Base que tem maior procura, como medida de prevenção ao contágio do coronavírus”, esclarece a Gerente da Assistência Farmacêutica Especializada, Julia Moreira de Souza Dantas.

A Enoxaparina é um anticoagulante que geralmente indicada para evitar a trombose venosa e pulmonar que também passou a ser utilizada na profilaxia para pacientes com a Covid-19 durante a pandemia. A Secretaria de Saúde disponibiliza a mediação nos casos de infecção por coronavírus de localização não identificada, diagnóstico por Covid-19 confirmado por exame laboratorial, diagnóstico clínico ou epidemiológico da doença quando a confirmação laboratorial é inconclusiva ou não está disponível. Além disso, o medicamento também é indicado quando o paciente tem contato com exposição à doença transmissível não especificada.

Todos os casos são avaliados pelo médico que prescreve a receita para que o paciente possa retirar o medicamento.

No Distrito Federal, são atendidos com a medicação cerca de 600 pacientes. A Enoxaparina é dispensada nas apresentações de 40mg, 60mg e 80mg.

Para retirar o medicamento, é necessário que o paciente leve toda a documentação necessária e o formulário preenchido. Os documentos estão disponíveis aqui. Já o formulário está disponível aqui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado