Menu
Brasília

DF recebe 5 milhões de litros de combustível e 361 postos renovam estoque

Arquivo Geral

31/05/2018 19h21

Foto: Kléber Lima

A Secretaria de Segurança Pública e Paz Social (SSP-DF) informou que o DF recebeu, nesta quinta-feira (31), 5 milhões de litros de combustíveis, entre gasolina, etanol e óleo diesel, além de 60 toneladas de gás de cozinha. Para sexta-feira (1º), a expectativa é que pelo menos 350 toneladas de gás ainda cheguem à capital. Conforme a última atualização da pasta sobre o tema, às 21h, 361 postos do DF tiveram estoque renovado.

De acordo com o Gabinete Integrado de Acompanhamento da pasta, Brasília foi abastecida com 3,9 milhões de litros de gasolina, 193 mil litros de etanol e 754 mil litros de diesel. “A quantidade de combustíveis distribuída até as 17h atinge a normalidade média para fins de semana e feriados no DF”, assegura, por meio de comunicado.

Para possibilitar o fornecimento, a Polícia Militar do DF (PMDF) informou ter feito a escolta de 280 caminhões nesta quinta-feira, totalizando mil veículos monitorados e protegidos pela corporação desde o início da greve nacional dos caminhoneiros, em 21 de maio.

Abaixo, está a lista do relatório mais recente da corporação, com os postos que receberam combustível até as 16h:

Divulgação

Leia MaisGasolina chega aos postos em pouca quantidade e filas devem crescer
Leia MaisGDF reduz base de cálculo de impostos para diminuir preço da gasolina

Momento de normalização

Segundo a PMDF, o ambiente é de “retomada da rotina” em Brasília.  Isso porque, desde a noite de quarta até a tarde desta quinta, chegaram ao DF 2 milhões de litros de álcool anidro que, misturados à gasolina armazenada nas distribuidoras, produzirão 10 milhões de litros do combustível. A SSP-DF garante que a quantidade é suficiente para atender à população no fim de semana.

Em relação aos bloqueios que impediam o acesso de caminhões, Exército, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal (PRF) garantiram que, desde a manhã desta quinta, houve “normalização das estradas” e não receberam mais pedidos de escoltas.

Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran-DF), Defesa Civil e Polícia Civil afirmaram não terem registrado ocorrências de incidentes relativos à greve. Eles emitiram um alerta, no entanto, para os perigos de armazenar combustível em casa. “É arriscado e desnecessário, uma vez que o desabastecimento está descartado”, reforçaram, por meio de nota.

Divulgação/PRF

A Polícia Militar relatou apenas um princípio de tumulto em um posto de gasolina, em Sobradinho, devido à insistência de pessoas em transportar gasolina em galões. A Caesb confirmou o tratamento de água e esgoto segue normalmente.

No Aeroporto de Brasília, até as 17h, foram 104 pousos e 95 decolagens. Houve quatro atrasos (superiores a 30 minutos), dois devido a manutenção e dois por atraso em rota. Dez voos foram cancelados na chegada, mas nenhum relacionado a combustível. O estoque de querosene atingiu 1,4 milhão de litros, suficientes para 24 horas de trabalho, mas dentro do fluxo, uma vez que cada aeronave está abastecendo com cinco mil litros e o combustível continua chegando.

Fonte: SSP-DF

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado