Menu
Brasília

DF já tem 22 casos confirmados de coronavírus

Vale lembrar que, nessa segunda-feira (16), o Ministério da Saúde voltou atrás e afirmou que não há registro transmissão comunitária do vírus na capital

Aline Rocha

17/03/2020 12h10

Passengers wearing masks as a precautionary measure to avoid contracting the new coronavirus, COVID-19, arrive on a flight from Italy at Guarulhos International Airport, in Guarulhos, Sao Paulo, Brazil on March 2, 2020. – The death toll from the new coronavirus epidemic surpassed 3,000 on Monday. The virus has now infected more than 89,000, spread to over 60 countries and threatens to cause a global economic slowdown — after first emerging in China late last year. (Photo by Nelson ALMEIDA / AFP)

Nesta terça-feira (17), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha divulgou que, no Distrito Federal (DF), já são contabilizados 22 casos confirmados de coronavírus. Segundo a Secretaria de Saúde, todos os casos são de pessoas que vieram de viagens ao exterior ou estiveram em contato com alguém que desembarcou de voo internacional.

Vale lembrar que, nessa segunda-feira (16),  o Ministério da Saúde voltou atrás e afirmou que não há registro transmissão comunitária do vírus na capital.

A transmissão comunitária acontece quando não é possível identificar a trajetória do vírus e, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foi possível identificar a a origem do contágio em todos os casos registrados em Brasília.

Após a divulgação dos supostos casos de transmissão comunitária, o então secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, foi até a coletiva de imprensa onde os dados eram repassados e conversou com jornalistas. O ex-secretário disse que todos os casos de Brasília são de pessoas que vieram do exterior.

“Há uma dificuldade de comunicação, às vezes, na passagem dos dados. Quando a informação não chega correta, vem faltando de onde veio esse paciente que está positivo, ele às vezes é interpretado como comunitário, mas nós fizemos todas as investigações desses casos, desses 14, todos eles vieram realmente do exterior”, disse Osnei.

Por meio de nota, a Secretaria agradeceu a correção feita pelo Ministério da Saúde. “A partir dos dados de investigação realizada por acesso à plataforma do Ministério da Saúde (REDCAP), que foram complementadas com dados laboratoriais e informações colhidas junto aos pacientes e familiares, a análise procedida na data de hoje não evidenciou transmissão comunitária no Distrito Federal, como prontamente corrigido pelo Ministério da Saúde”, diz a nota.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado