Menu
Brasília

DF e Espanha contra o feminicídio

O curso, que começou na segunda-feira e termina hoje, têm como objetivo apresentar aos 65 profissionais de segurança pública do DF e de outros estados a doutrina e experiências da Polícia Nacional da Espanha no enfrentamento da violência contra a mulher

Marcus Eduardo Pereira

06/11/2019 5h00

feminicídio

Foto: Reprodução

Larissa Galli, com Agência Brasília
[email protected]

Policiais de vários estados do Brasil estão na capital para participar do Curso Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).

O curso, que começou na segunda-feira e termina hoje, têm como objetivo apresentar aos 65 profissionais de segurança pública do DF e de outros estados a doutrina e experiências da Polícia Nacional da Espanha no enfrentamento da violência contra a mulher. Também são abordadas temáticas sobre violência de gênero e familiar.

Dois especialistas da Unidade Central de Atenção à Família e à Mulher (Ufam) da Espanha são os responsáveis por ministrar o curso. Esta unidade da polícia espanhola é responsável pela investigação, repressão a crimes no campo da violência de gênero, crimes domésticos e sexuais, independentemente da relação entre vítima e autor. É também a Ufam que coordena as atividades de proteção às vítimas de violência de gênero.

Para o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado federal Anderson Torres, a troca de experiências com outros países é fundamental. “A intenção é intercambiar ideias e experiências para sempre estarmos pensando à frente com relação a esse tema. O problema da violência contra a mulher infelizmente não atinge apenas o Brasil e é importante verificarmos erros e acertos de outros países para ampliarmos o debate para contribuirmos com políticas de prevenção sobre essa temática. O combate a este crime é prioridade do atual governo”.

O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcias Casas, parabenizou o trabalho que vem sendo feito pela SSP/DF e espera que a parceria contribua com a rotina policial. “Temos uma parceria com a secretaria desde 2003, que foi renovada em 2017. Estamos hoje reunidos para enfrentar um problema que é compartilhado. Somos países democráticos e precisamos entender como, mesmo com todos os dispositivos legais, esse tipo de crime ainda ocorre”, disse Casas.

Bombeiros militares do DF, servidores do TJDFT, MPDFT, Departamento de Trânsito do DF e do Rio de Janeiro e servidores da SSP/DF também participam do curso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado