Menu
Brasília

DF conta agora com 98 UBSs com testagem para Covid-19

São oferecidos testes rápidos e swab (nasal) para pacientes que apresentem sintomas da doença. Atendimento ocorre nas 172 unidades

Redação Jornal de Brasília

19/06/2020 10h47

A Secretaria de Saúde tem intensificado a testagem em pessoas sintomáticas para detectar a Covid-19 na Atenção Primária, porta de entrada para atendimento na rede pública. Por isso, ampliou o serviço que conta agora com 98 unidades básicas de saúde (UBSs) que realizam os testes rápidos e o swab, de acordo com cada perfil de paciente.

“Os testes a mais nas UBSs significam um reforço para a população não ir a um hospital e aglomerar com pacientes em estado grave. A ideia é descentralizar os pontos de atendimento. Quanto mais unidades estiverem com testes, mais as pessoas serão atendidas perto de suas casas. Sempre reforçando que são para pessoas com sintomas gripais”, informou o coordenador de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Fernando Erick Damasceno.

As 98 UBSs estão distribuídas nas sete Regiões de Saúde do Distrito Federal. Os exames de pacientes que apresentarem sintomas são coletados nas próprias unidades. Além disso, é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados na unidade.

De acordo com o coordenador da Coaps, o mais importante é fazer os testes com critério, somente após a recomendação de um profissional de saúde. A depender da avaliação da equipe, o paciente precisará ou não de exames complementares e internação. Assim, a unidade básica de saúde encaminhará para os hospitais de referência.

“Mas dependendo da situação, as vezes os pacientes não precisarão fazer nenhum dos testes. Não é necessário um para indicar o isolamento social, por exemplo. O mais importante é o exame clínico. Se o médico verificar que a pessoa tem sintomas, vai fazer o teste, ou recomendar a pessoa para ficar em isolamento em casa”, ressaltou Fernando Erick.

O gestor ressalta que 80% dos casos de coronavírus serão leves ou assintomáticos. “Ou seja, as pessoas não precisarão de internação, mas de cuidados gerais com a saúde, como ficar em casa, tomar remédios para febre e dores, manter o corpo hidratado, higienizar as mãos, usar máscara e ficar vigilante em relação à evolução do estado geral de saúde”, destacou.

A rede pública de saúde do Distrito Federal conta com 172 unidades básicas de saúde, em todas as regiões administrativas, que oferecem acolhimento e atendimento para os casos suspeitos de Covid-19. Se alguma delas não for uma das 98 que tenha testes, a equipe de saúde da unidade vai direcionar o paciente sintomático a UBS mais próxima da sua residência que faz o procedimento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado