Menu
Brasília

DF amplia assistência odontológica

A Região de Saúde Norte, por exemplo, aumentou a cobertura em 50%, sendo que a meta era de aumentar apenas 43%

Aline Rocha

20/11/2019 13h29

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Da Redação
[email protected]

Das sete regiões de saúde do Distrito Federal (DF), quatro já ultrapassaram a meta anual de ampliação de cobertura de assistência odontológica. A Região de Saúde Norte, por exemplo, aumentou a cobertura em 50%, sendo que a meta era de aumentar apenas 43%. 

A família da autônoma Marta Passos, 44 anos, recebe assistência odontológica na Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 de Sobradinho II. Este ano, dois novos integrantes da família de Marta passaram a fazer uso dos serviços de forma mais frequente. Assim como eles, mais pessoas tiveram acesso à assistência odontológica em 2019.

“As metas de ampliação da cobertura de saúde bucal na Atenção Primária, buscaram aumentar e qualificar o acesso dos usuários aos cuidados que envolvem a saúde bucal. Ampliando o número de pessoas com acesso ao serviço, abrem-se oportunidades para que esses usuários busquem outros cuidados de saúde, favorecendo à melhora da qualidade de vida”, destaca o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, Maurício Bartelle.

São cinco os filhos da autônoma Marta que fazem tratamento de saúde bucal na unidade. Porém, o Enzo (2) e a Vanessa (24), começaram este ano seus acompanhamentos de cuidados odonto?lógicos. Há um diferencial nos cuidados da Vanessa Passos, que é uma paciente acamada e recebe assistência em casa.

Atendimento em casa

A visita domiciliar faz parte da rotina de trabalho da cirurgiã dentista da Unidade, Kátia Soraia do Espírito Santo. A profissional já é visita constante na casa de Vanessa. A frequência das visitas foi estabelecida após um primeiro atendimento, onde foram avaliados os cuidados preventivos para a promoção da saúde bucal da paciente.

“O atendimento é excelente e é muito importante na nossa vida. A profissional é maravilhosa, cuida de toda a família e nos ajuda muito. Sempre que precisamos, ela vem aqui e atende a Vanessa com muito cuidado”, ressalta a mãe da paciente, Marta.

A cirurgiã-dentista Kátia destaca a importância do aumento da cobertura de atendimento e da satisfação do acolhimento mais próximo da comunidade.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado