Menu
Brasília

Detido por receptação é liberado a trabalhar como motorista de aplicativo

Os desembargadores consideraram que o trabalho externo é um importante meio de ressocialização e negar a esperança de retorno à sociedade de forma digna estenderia os efeitos da condenação que foi imposta ao autor além do já fixado na sentença condenatória

Marcus Eduardo Pereira

13/08/2020 19h22

Um homem que cumpre pena de quatro anos e dois meses, por adulteração de identificador de veículo e receptação, foi autorizado pela 1ª Turma Criminal a trabalhar como motorista do aplicativo de transporte Uber. O homem cumpre pena em regime semiaberto.

Os desembargadores consideraram que o trabalho externo é um importante meio de ressocialização e negar a esperança de retorno à sociedade de forma digna estenderia os efeitos da condenação que foi imposta ao autor além do já fixado na sentença condenatória.

As condenações deram-se por crimes sem violência ou grave ameaça, e o autor já trabalhava de forma legal antes do início da execução da pena. Além disso, não consta em seus registros o cometimento de faltas disciplinares, o que levou a Vara de Execuções Penais do DF – VEP/DF a deferir o pedido de prisão domiciliar, sob monitoração eletrônica, bem como conceder autorização para o trabalho externo como motorista.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT requereu a revogação do benefício, sustentando inviabilidade de fiscalização do serviço e ausência de submissão ao empregador.

“O trabalho externo visa avaliar a disciplina e o senso de responsabilidade do Reeducando, dando-lhe crédito de confiança para se autodeterminar e, paulatinamente, retornar ao meio social. Assim, a ausência de fiscalização direta pelo Estado não impede a concessão do benefício, (…) ressaltando-se que a inserção do condenado no mercado de trabalho abre uma esperança de regeneração que não pode ser desprezada pelo Juiz”, ponderou o desembargador relator.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado