Menu
Brasília

Dengue: CBMDF alerta população contra aumento de casos

Diariamente, 30 militares, um ônibus e três carros são destacados para as ações de conscientização e visita – quantitativo que pode chegar a 200 servidores

Redação Jornal de Brasília

29/11/2020 10h43

Foto: Paulo H. Carvalho /Agência Brasília

Viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) trocaram o som de emergência da sirene por mensagens em autofalantes alertando a população para os focos do mosquito Aedes aegypti. Percorrendo as ruas das 33 regiões administrativa, com mais uma missão, o “carro-de-som” vermelho da corporação emite a dica: “Atenção! O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal alerta para que cuidem de suas residências eliminando focos do mosquito”.

Na mensagem, de 29 segundos, os militares reforçam dicas como: não deixar acumular água em vasilhas; tapar caixas d’água; além de cuidar da limpeza das calhas e das vasilhas dos seus animais. “Se necessário, solicite ajuda dessa viatura para inspecionar sua residência. Cabe a cada um de nós o dever de salvar vidas!”, completa o audio.

Depois de circular nas quadras, equipes dos bombeiros inspecionam as residências com um olhar minucioso e treinado para identificar possíveis criadouros do mosquito. Na semana passada, o alerta ecoou pelas ruas do Cruzeiro.

Diariamente, 30 militares, um ônibus e três carros são destacados para as ações de conscientização e visita – quantitativo que pode chegar a 200 servidores. “Estamos sempre à disposição da sociedade no que for preciso, seja na dengue, coronavírus, emergência ou lazer”, diz o coordenador da operação pelo CBMDF, o tenente-coronel Deusdete Vieira.

Como as chuvas já chegaram, os cuidados do governo estão redobrados e a Operação Dengue ganha força com o envolvimento da corporação. “Nossas ações consistem na conscientização e inspeção domiciliar para eliminar o foco do mosquito”, resume o comandante da operação.

Ação completa

Durante inspeção em uma residência no Cruzeiro, agentes do CBMDF verificaram ralos, as plantas do jardim e bebedouro para os animais. Ao visualizar um recipiente com água da chuva, a equipe encontrou larvas do mosquito. O morador, André Santos, 30 anos, professor, ficou surpreso. “Temos o hábito de armazenar água da chuva para regar o jardim, lavar a área”, contou. “Não vimos as larvas, e tinha poucos dias que a água estava guardada”, afirmou surpreso.

“A recomendação para André, que serve para todos, é vedar bem o recipiente onde será armazenada a água, de preferência acrescentando uma colher de chá de hipoclorito de sódio para cada litro”, explicou o tenente-coronel Deusdete. “Também é necessário lavar bem com água e sabão a embalagem, pois o ovo do inseto sobrevive até um ano em contato com o líquido”, completou.

Segundo ele, o Aedes Aegypti leva em média dez dias para se desenvolver e vive durante 30 dias. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante sua vida. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser feita pelo menos uma vez por semana – assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Casos prováveis

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde – semanas 1 a 45 de 2020 – foram notificados 46.145 casos prováveis de dengue. Foi observado, em 2020, um aumento de 22,7% no número de casos prováveis, na comparação ao mesmo período de 2019, quando se registraram 37.613 desses episódios.

Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins, o aumento de casos nesta época é esperado em razão das chuvas. Ele aponta outros fatores que contribuem isso: o clima tropical e a capacidade de adaptação do inseto ao ambiente de reprodução.

Os mosquitos podem estar desde em tampas de refrigerantes a grandes recipientes que armazenam água. A doença, explica Divino, não é relacionada às questões socioeconômicas da população, sendo alta sua incidência tanto em regiões de alto padrão quanto nas mais vulneráveis.

“Por isso é importante que cada cidadão tire dez minutos para inspecionar sua casa, o ambiente de trabalho e os lugares que frequenta para observar se há focos ou possíveis lugares de reprodução; só acabando com esses criadouros poderemos vencer essa guerra”, alerta o subsecretário.

Engajamento da sociedade

Divino Valero lembra que a participação da comunidade no processo de erradicação do mosquito da dengue é fundamental. Segundo ele, 95% dos focos do inseto se encontram em domicílio. “O perigo está no quintal e dentro das casas”, ressalta. “Qualquer campanha que não tenha a participação da população é em vão”.

Este ano, informa o gestor, foi firmada uma parceria com a Secretaria de Educação (SEE) para iniciar uma campanha com os alunos das escolas públicas. “A ideia é otimizar nossa rede de alcance, transformar os 500 mil alunos em agente comunitários de saúde, uma vez que estão em casa com o ensino remoto e podem atuar melhor”, avalia. Já em lugares fechados ou de difícil acesso, cabe ao CBMDF fiscalizar a área com equipamentos de visualização.

Os programas GDF Presente e DF sem Carcaça somam força nessa missão. O GDF Presente empreende vários serviços de manutenção e zeladoria pelas regiões administrativas, principalmente de limpeza e retirada de entulhos que são descartados de forma irregular. O DF sem Carcaça, por sua vez, retira das ruas veículos abandonados que, entre os riscos oferecidos, podem servir de criadouros para os mosquitos.

Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado