Menu
Brasília

Cursos e serviços gratuitos são oferecidos na Ceilândia 

Projeto atende jovens a partir dos 18 anos, que estão na maioria dos casos concluindo o ensino básico

Agência UniCeub

07/10/2019 17h04

Por Beatriz Soares
(Jornal de Brasília / Agência
UniCEUB)

A estudante Elisabete de Oliveira, 20 anos, passava o período do contra turno escolar apenas em casa, no Sol Nascente.  A rotina mudou desde que conheceu um projeto social realizado na Praça do Cidadão, na Ceilândia. Ela participa do projeto “Jovem de Expressão” organizado pela Caixa Seguradora há dois anos e a primeira oficina foi a de breakdance

“Abriu a minha mente. A escola me restringia. Aqui eu sou eu mesma. Tenho suporte, me encorajam. Foi e é uma casa acolhedora”. Ela afirma ter amigos que gostariam muito de ter acesso ao projeto, mas moram longe e acabam ficando em casa em situação de vulnerabilidade social.    

O projeto funciona desde 2007 e atende jovens a partir dos 18 anos, que estão na maioria dos casos concluindo o ensino básico e com dúvidas para se inserir na jornada acadêmica e no mercado de trabalho. Os motivos passam por falta de capacitação e experiências.

A iniciativa do projeto leva em conta o fato de que o o jovem de periferia precisa de oportunidade para se descobrir sem  repressão. O projeto acontece de segunda a sexta-feira. No local, ficam disponíveis disponíveis computadores com acesso à internet, oficinas com  DJ, teatro, audiovisual, danças urbanas, biblioteca e até programação pré-vestibular. O objetivo é levar tecnologia social, oferecer mercado cultural aos jovens. O espaço usado é cedido pela Administração da Ceilândia.

Periféricos no topo

A Praça do Cidadão também é espaço para dança. Depois de participar do projeto “Jovem de Expressão”, o estudante Alex Botinno, de 21 anos, e outros colegas resolveram chamar  mais gente para participar de um grupo da dança “charme”.O rapaz é um dos  coreógrafos do grupo. 

As reuniões acontecem no espaço cedido pelo Jovem de Expressão todos os domingos às 10h, onde ensaiam suas futuras apresentações e ensinam aos novos integrantes . A intenção do projeto é dar perspectiva a periferia e aos jovens que se vêm em uma situação de ociosidade, levar cultura e dar visibilidade. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado