fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Coronavírus: como cuidar da alimentação e da imunidade durante pandemia

Segundo o nutricionista Samuel Barros, é necessário entender que o vírus depende de um hospedeiro para sobreviver e iniciar o processo de multiplicação

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Há uma série de recomendações para evitar o contágio e se prevenir do novo coronavírus que já atingiu mais de 500 mil pessoas em todo o mundo. Além das dicas de lavar bem as mãos antes de encostar nos olhos, boca e nariz, especialistas dizem que manter uma boa alimentação ajuda na luta contra a Covid-19. 

Segundo o nutricionista Samuel Barros, é necessário entender que o vírus depende de um hospedeiro para sobreviver e iniciar o processo de multiplicação. Isto é, dependem do organismo humano para se desenvolver. “É por isso que fortalecer a imunidade é tão importante nesse momento de crise, além de reforçar medidas básicas de higiene”.

O especialista esclarece que uma alimentação balanceada, ingestão de água e atividades físicas moderadas ajudam a enfrentar o vírus. Fortalecer a imunidade não impede o contágio nem cura a doença, mas ajuda o sistema imunológico a estar pronto para enfrentar o vírus. “Esse é um protocolo básico para evitar estar mais suscetível ao vírus e bactérias patogênicas: fortalecer a barreira imunológica e cuidar da alimentação”, aponta Samuel.

Medidas

Uma das precauções necessárias diante da pandemia do novo vírus é evitar restrições calóricas severas. Samuel alerta que fazer restrições alimentares sem o acompanhamento de um nutricionista pode ser extremamente prejudicial à saúde, além de tornar o indivíduo ainda mais suscetível a doenças transmissíveis.

Incluir variedade de frutas e vegetais na alimentação em uma dieta balanceada e rica em alimentos fonte de antioxidantes e ter uma hidratação adequada estão entre as dicas do nutricionista. “Ingerir alimentos ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos que podem auxiliar no combate aos vírus e bactérias indesejadas ao organismo. Lembrar das frutas e vegetais nesse momento é importante, além de tentar controlar os excessos de alimentos que possam prejudicar a saúde intestinal, como os processados, industrializados e principalmente o excesso de açúcar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os temperos têm papel importante na batalha contra imunidade baixa. Especiarias como açafrão, pimenta preta, curry, cravo, canela, páprica e cominho auxiliam na saúde intestinal, que é um dos grandes controladores da imunidade humana. “Sempre bom inserir na dieta esse tipo de especiaria. E lembrando que essas recomendações valem não apenas para o Covid-19”, aconselha.

Receita rápida

Manter uma alimentação saudável nem sempre quer dizer utilizar ingredientes refinados e difíceis de encontrar. Samuel Barros explica que é possível fazer uma dieta balanceada com alimentos disponíveis em qualquer supermercado. Uma receita simples para o lanche da tarde, por exemplo, pode contribuir para melhorar o sistema imunológico. Além de fácil, o importante de cada plano alimentar é ter refeições que agradem ao paladar de cada pessoa. Pensando nisso, o nutricionista separou uma dica com iogurte e frutas:

Para o preparo precisa-se de um iogurte natural de preferência sem açúcar, que é rico em probióticos e ajuda na saúde intestinal, também será necessário cereais, castanhas e frutas da preferência de cada um. Basta colocar o iogurte em um recipiente, despejar uma a duas colheres de aveia, por exemplo, que é rica em zinco um nutriente essencial para o sistema imunológico, depois adiciona uma fruta que pode ser kiwi ou mamão e finalizar com um mix de castanhas.

Suco de laranja também pode ser adicionado às refeições, pois possui vitamina C que é indispensável para fortalecer a imunidade. Além disso, a couve é uma verdura que deve se valorizada e utilizada para potencializar essa corrida em busca de se proteger contra o Covid-19. A planta é rica em ferro, ácido fólico e fibras, sendo boa para desintoxicar o corpo e regular o intestino.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade