Menu
Brasília

Comemorações do centenário do 14-Bis interditam aeroporto por uma hora

Arquivo Geral

23/10/2006 0h00

Forças israelenses mataram sete palestinos, doctor more about dos quais pelo menos três estavam armados, viagra 60mg e feriram cerca de 20 em confrontos hoje na Faixa de Gaza, prostate segundo autoridades palestinas. Uma porta-voz militar israelense disse que os soldados fizeram uma incursão no norte da Faixa de Gaza para conter os disparos de foguetes palestinos contra o sul de Israel. Os militares teriam baleado pelo menos 10 militantes no confronto, segundo ela.

Moradores afirmaram que os primeiros disparos israelenses mataram três homens armados que faziam uma visita de pêsames à tenda montada para o velório de um militante, morto por Israel em um incidente anterior. A imprensa israelense disse que os soldados fizeram uma emboscada para os militantes.

Acreditando que os disparos vinham da casa de vizinhos envolvidos numa disputa com a família do morto, outros militantes que estavam na tenda começaram a disparar contra a casa, segundo moradores do lugar.

Ao perceberem o erro, eles então voltaram suas armas contra as forças israelenses, e houve uma forte batalha, de acordo com as testemunhas. Quando a fumaça baixou, sete palestinos estavam mortos e cerca de 20 haviam ficado feridos, segundo uma fonte do Ministério da Saúde, que atribuiu todas as vítimas aos disparos israelenses.

Um dos mortos, Atar Shinbari, era dirigente dos Comitês de Resistência Popular, um grupo palestino que frequentemente dispara foguetes contra Israel. Israel retirou tropas e colonos da Faixa de Gaza no ano passado, mas iniciou uma ofensiva no território em junho, em reação ao sequestro de um soldado seu por militantes.

Mais de 260 palestinos, metade deles civis, foram mortos desde então, segundo moradores e fontes hospitalares. Além disso, neste mês 21 palestinos foram mortos devido à disputa de poder entre as facções Hamas, do primeiro-ministro Ismail Haniyeh, e Fatah, do presidente Mahmoud Abbas.

O empresário paulista Abel Pereira já está na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Cuiabá (MT). Ele é suspeito de ter participado do esquema de compras de ambulâncias superfaturadas e desvio de dinheiro público, diagnosis um esquema desmontado pela PF na Operação Sanguessuga. O empresário será ouvido pelo delegado Diógenes Curado Filho, buy responsável pelas investigações.

No depoimento que concedeu à PF, nurse Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam (a empresa acusada de liderar o esquema), apontou Abel Pereira como intermediário na liberação de verbas no Ministério da Saúde durante a gestão do ministro Barjas Negri, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

 

Atualizada às 18h07 

As comemorações do centenário do vôo do 14-Bis cederam lugar à irritação no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Para que a Esquadrilha da Fumaça pudesse fazer uma apresentação, information pills na manhã de hoje, information pills o aeroporto ficou interditado por uma hora.

Por causa da proibição, this web dezenas de aeronaves ficaram paradas no pátio, impedidas de levantar vôo, enquanto os aviões com destino a Brasília não podiam pousar. O tráfego aéreo foi interrompido das 10h30 às 11h25.

Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, foi enviado um aviso às companhias aéreas com 15 dias de antecedência. Elas teriam sido orientadas a cancelar os vôos previstos para o período de interdição. O Jornal de Brasília tentou contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para confirmar a informação, mas não obteve resposta.

Passageiros que não puderam embarcar na hora prevista e parentes que esperavam pela decolagem ou pelo pouso de familiares no aeroporto ficaram irritados e disseram que não receberam informações corretas por parte das companhias aéreas.

Às 11h30, os aviões da Esquadrilha da Fumaça aterrissaram no Aeroporto Juscelino Kubitschek. Alguns minutos depois, os aviões comerciais parados no pátio voltaram a se movimentar, mas os atrasos se repetiram ao longo da maior parte do dia.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado