Menu
Brasília

Campanha contra o sarampo se encerra nesta sexta-feira

Vacina segue disponível em todo o Distrito Federal

Redação Jornal de Brasília

24/10/2019 18h15

Foto Breno Esaki

Da Redação
[email protected]

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, com foco nas crianças de seis meses e menores de cinco anos, acaba nesta sexta-feira (25). A segunda etapa acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro e terá como público-alvo os adultos com idade entre 20 e 29 anos.

A campanha contra o sarampo teve início no dia 7 de outubro. A iniciativa destina-se a atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral, que, além de proteger contra o sarampo, também previne a caxumba e a rubéola.

Apesar de sexta-feira ser o último dia desta campanha, a vacina está disponível conforme a rotina das salas, que funcionam de segunda a sexta-feira nos horários específicos de cada local.

Foto Mariana Raphael 

A cobertura da tríplice viral, no Distrito Federal, de janeiro a agosto, alcançou 86,9%. Conforme levantamento realizado pela Gerência de Imunização da Secretaria de Saúde, de janeiro a 12 de outubro de 2019, foram investigados 221 casos suspeitos de sarampo no DF, sendo três confirmados, 178 descartados e 40 ainda em investigação.

O sarampo é uma doença viral aguda de alta transmissibilidade. É suspeito de ter a enfermidade o indivíduo que apresente febre alta, acima de 38,5ºC, e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal.

Foto Mariana Raphael 

Caso a pessoa apresente os sinais e sintomas da enfermidade, deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e informar ao profissional sobre sua situação e dizer se teve contato com algum caso suspeito. Recomenda-se que as pessoas com suspeita de portar a moléstia evitem deslocamentos desnecessários, pois a doença é altamente contagiosa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado