Menu
Brasília

Brasília terá unidade móvel para coleta de sangue

Lei institui utilização de veículo para aumentar doações e prevê aquisição de modelos adaptados

Redação Jornal de Brasília

23/09/2020 7h16

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, Ministério da Saúde lança campanha de doação de sangue, no Hemocentro de Brasília

Tatiana Py Dutra
[email protected]

Se tudo der certo, em breve o Distrito Federal contará com um serviço móvel para coleta de sangue. Na semana passada, a Câmara Legislativa derrubou o veto do governador Ibaneis Rocha (MDB) ao Projeto de Lei 436/2019, que institui a criação do serviço de coleta itinerante na capital.

A proposta – aprovada pelos distritais em 16 de abril e rejeitado pelo Executivo em 29 de maio – prevê a aquisição de veículos adaptados e equipados para a coleta de sangue, medula e plaquetas para colaborar no serviço Fundação Hemocentro de Brasília.

O autor do projeto, deputado João Cardoso (Avante), diz que a ideia não é inédita. As unidades móveis de coleta são comuns em grandes cidades e, segundo ele um serviço desse tipo funcionava na Capital há cerca de 20 anos, mas acabou descontinuado. Porém, o distrital acredita que a retomada da iniciativa é imprescindível para colaborar com os estoques de sangue do Hemocentro, que costumam ter reduções drásticas em períodos de férias e mesmo durante a pandemia.

Em agosto, a unidade de saúde registrou menos de 130 doações de sangue diárias, o pior índice de 2020. Em setembro, as doações subiram para cerca de 165 por dia, mas a quantidade de sangue de alguns tipos, como o O- segue baixa, já que a demanda dos hospitais não diminuiu.

Para o distrital, a implantação do serviço trará praticidade a quem já é doador, além de atrair pessoas que têm dificuldade de ir ao hemocentro.

“A ideia é que com esse veículo adaptado o Hemocentro vá até as pessoas. Repartições públicas, empresas, universidades e até o Exército poderão agendar a coleta de sangue. No local, eles passariam pela triagem e se puderem, doam”, diz Cardoso.

Nas mãos do GDF

Ainda não foi determinado quando o serviço passará a funcionar, mas de acordo com o deputado, deve ser implantado e coordenado pelo GDF. As questões orçamentárias, apontadas como justificativa para o veto do governador, podem ser amenizadas com acordos ou convênios com entidades públicas ou privadas. Um ônibus adaptador para a coleta externa de sangue não sai por menos que R$ 350 mil.

Doe sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília adotou orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde para a prevenção da disseminação do vírus. As rotinas de limpeza e desinfecção das áreas comuns foram reforçadas, e os atendimentos aos doadores só ocorrem com agendamento prévios.

Como agendar

  • Acesse o site http://agenda.df.gov.br
  • Ligue 160, opção 2, ou 0800 644 0160 (de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h)
  • Ligue (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447 (de segunda a sábado, das 7h às 18h)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado