Menu
Brasília

Autoridades se pronunciam sobre temporal no DF

Trânsito parado, árvores sobre carros, moradores sem luz… este é o saldo da chuva que acometeu Brasília nesta quinta-feira (7)

Willian Matos

07/11/2019 13h19

Da redação
[email protected]

A forte chuva que acometeu o Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (7) causou alguns transtornos aos brasilienses. Entre 8h e 10h, choveu em absolutamente todas as regiões da capital federal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Várias regiões ficaram sem luz, importantes avenidas do Plano Piloto ficaram alagadas, árvores caíram com os ventos e acabaram atingindo alguns carros, o trânsito ficou ainda mais carregado, entre outros problemas.

Energia

A queda de energia se deu porque algumas das subestações da Companha Energética de Brasília (CEB) deixaram de funcionar por um período, por conta das descargas atmosféricas vindas da região leste. Eis as subestações afetadas: SE-VA (Vale do Amanhecer), SE-PL (Planaltina), SE-PD (PAD-DF), SE-SJ (São José), SE-CT (Contagem), SE-SB (Sobradinho), SE-HP (Hípica), SE-06 (Esplanada dos Ministérios), SE-BC (Brasília Centro), SE-ES (Embaixada Sul) e SE-09 (Paranoá).

Trânsito

O fluxo no trânsito também foi comprometido. Conforme adiantou o Jornal de Brasília, motoristas que passavam pela Asa Norte na hora do temporal ficaram por cerca de 30 minutos parados no trânsito. A água na pista chegou a uma altura capaz de invadir alguns ônibus.

Pistas ficaram bastante alagadas na W3 Norte. Foto: Marcus Rodrigues/Especial para o Jornal de Brasília

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) registrou lentidão em diversas rodovias e alguns acidentes. Os agentes do Detran foram para as ruas atuar no controle de tráfego com destaque para a tesourinha da 209 Norte, e nos semáforos apagados na W3 Sul, altura da CLS 508.

Segundo a Defesa Civil, a população deve continuar em alerta pois o tempo deve permanecer instável nos próximos dias. 

UnB

Como em todo período chuvoso no Distrito Federal, a Universidade de Brasília (UnB) também sofreu com a forte chuva da manhã desta quinta-feira (7). Os estudantes se depararam com espaços da universidade tomados pela água da chuva.

Alguns pontos do estacionamento do Instituto Central de Ciências Norte (ICC norte) estavam alagados. A entrada do bloco, chamada pelos alunos de ceubinho, também estava cheia de água da chuva, que chegava a cair do mezanino para o térreo do prédio, formando uma cascata.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado