Menu
Brasília

Aplicativos de transporte deverão pagar parte do valor arrecadado ao GDF

Arquivo Geral

04/10/2017 16h53

Shutterstock

Francisco Dutra
[email protected]

Os aplicativos de transporte, a exemplo do Uber e do Cabify, passarão a pagar 1% do valor de cada viagem para o Distrito Federal. A cobrança faz parte de um conjunto de portarias divulgadas hoje pelo governo Rollemberg (PSB) para a regulamentação do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseado em Tecnologia de Comunicação em Rede do DF (STIP/DF). Motoristas deverão fazer uma série de adequações nos carros para continuar em operação. Inspeções e selos de identificação nos veículos.

Por enquanto, ainda não há certeza de que as mudanças vão implicar em aumento dos valores cobrados aos passageiros. Por nota, o Cabify afirmou que promoverá todas as adequações sem repassar o avanço dos custos para os consumidores. “A princípio, não realizaremos nenhum reajuste de tarifa, mesmo com o estabelecimento do preço público de 1%”, afirmou a empresa. Até o fechamento desta reportagem, o Uber não se manifestou.

Segundo a Secretaria de Mobilidade, a cobrança da nova taxa será sempre em relação ao total de viagens do mês anterior. A empresa terá o prazo de dez dias para transferir os recursos para o DF. Conforme cada pagamento, o governo emitirá mensalmente um documento atestando o pagamento regular. Caso o aplicativo não honre os repasses no período de três meses, consecutivos ou intercalados, no período de doze meses, terá o certificado de autorização anual para operações suspenso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado