Menu
Brasília

Aos 65 anos, paciente transplantado com covid-19 recebe alta do Hospital de Base

Ele ficou internado por 35 dias, sendo 16 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado gravíssimo

Aline Rocha

16/07/2020 14h30

Atualizada 17/07/2020 15h30

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

FO paciente transplantado renal, Carlos Sérgio Rodrigues Barros, 65 anos, em meio a lágrimas e sorrisos, deixou o Hospital de Base recuperado da covid-19. Ele ficou internado por 35 dias, sendo 16 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado gravíssimo. 

“Fiquei 16 dias na UTI. Foi muito sofrimento, com falta de ar. Foi muito sacrificante e não é fácil. Muita gente morre de covid-19, mas quando fui para a enfermaria fui só melhorando. Eu tive que ter força. Agradeço a toda a equipe que me ajudou. São excelentes profissionais. Hoje eu estou indo para casa feliz”, comemorou o paciente.

Carlos é transplantado há 5 anos e não sabe explicar como foi contaminado. “Pelo que eu passei aqui, eu recomendo a todo mundo usar a máscara, ter mais cuidados mesmo, porque essa doença não escolhe, pode ser uma criança, terceira idade, qualquer um, e ela mata”, alertou.

Antes de sair, o paciente entregou um presente para uma enfermeira, que ele fez questão de encontrar antes de sair do hospital.

Veja o depoimento de Carlos:

 

Suporte

No Hospital de Base (HB), há 66 leitos de UTI com suporte ventilatório para pacientes com covid-19. O HB é referência apenas para casos específicos de pacientes imunodeprimidos como aqueles que têm câncer e trauma, por isso, a recuperação pode se tornar mais difícil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado