Menu
Brasília

Amanhã é o Dia da #Gratidão no Brasil, palavra que viralizou nas redes sociais

Arquivo Geral

05/01/2018 13h39

shutterstock

Duas datas comemorativas se confudem este sábado (6): o Dia de Reis, em lembrança à chegadas dos magos no local de nascimento de Jesus, conforme a mitologia cristã, e o Dia da Gratidão, comemorado em janeiro apenas pelo Brasil – o dia internacional para ser grato é 21 de setembro.

Ambas as datas convergem para o agradecimento e a graça, duas palavras com a mesma origem em ‘gratia’, do latim, e que, dependendo da espiritualidade de quem interpreta, ganham conotações religiosas. Na era dos memes de internet, porém, a #gratidão (hashtag gratidão, na tradução livre do internetês) virou uma espécie de assinatura para postagens harmônicas e bem intencionadas, muitas vezes relacionadas a bem estar mental.

O hábito de usá-la em posts se tornou mais comum há cerca de cinco anos, e viralizou principalmente por causa da adesão de figuras públicas, que vão de subcelebridades fazendo chachota com a modinha até superestrelas realmente gratas por alguma coisa em suas vidas.

https://www.instagram.com/p/nQ2jExntH6/

O bom humor dos usuários de redes sociais ainda fez surgir variações como #gratiluz e #gratitude, que é a palavra traduzida para o inglês, mas se tornou uma versão abrasileirada do termo. No âmbito mais sério, o emprego da palavra e do conceito da gratidão inspirou e ainda inspira movimentos e iniciativas artísticas, como o blog Vidaria, que também ensina a escrever histórias de vida.

Seja como for, neste sábado o Brasil inteiro comemora o Dia da Gratidão e, em 21 de setembro, o mundo. Nos Estados Unidos, há até um feriado comemorado sempre na quarta quinta-feira de novembro, o Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, como conhecemos em solo tupiniquim. Na tradição norte-americana, compartilhada pelo Canadá e alguns países da América Central, as pessoas costumam comer cookies, peru e comparecer a desfiles.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado