Menu
Brasília

Aluna da rede pública é premiada em concurso de desenho cartográfico

Arquivo Geral

15/04/2018 20h47

Gabriel Jabur/Agência Brasília

Com a missão de divulgar a cartografia e aguçar o pensamento crítico, o Centro Educacional 310, de Santa Maria, estimulou os alunos a participar do concurso Cartografia para Crianças, da Sociedade Brasileira de Cartografia, que oferece o Prêmio Professora Lívia de Oliveira.

O empenho foi tanto que o desenho da aluna do segundo ano do ensino médio Amanda Cristina Silva Almeida ficou em terceiro lugar na categoria de 13 a 15 anos de idade.

O trabalho da estudante, que à época tinha 15 anos e hoje está com 16, concorreu com várias ilustrações de escolas do Brasil e ganhou por voto popular.

No período de preparação para o prêmio, as professoras de geografia e artes fizeram um trabalho de sensibilização com os alunos. Questões como a percepção que eles tinham do mundo e do Brasil foram colocadas em sala.

A partir daí, cada um desenvolveu um desenho que unia os conhecimentos sobre mapas e cultura local. Eles levaram para o papel o tema que mais chamou atenção nas discussões.

O de Amanda é sobre corrupção. A professora de geografia Vânia Souza diz que é muito emblemático saber que a primeira aluna do DF a ser nominada no prêmio o tenha conseguido justamente com essa abordagem.

O  resultado, divulgado em março, chegou com a notícia de outra missão para Amanda. Em 2019, a ilustração concorrerá com a de estudantes de todo o mundo. Trata-se do Prêmio Barbara Petchenik de Mapas Infantis — oferecido pela International Cartographic Association (Associação Internacional de Cartografia), que ocorrerá em Tóquio, no Japão.

De acordo com os organizadores do concurso, a aluna ganhará diploma, medalha, atlas geográfico e livros educacionais.

Edição 2018 do concurso está com inscrições abertas

O concurso Cartografia para Crianças é voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o território nacional, do maior número possível de escolas das redes municipal, estadual e privada.

Os estudantes têm de fazer desenhos que unam princípios cartográficos à cultura nacional ou internacional.

A edição de 2018 está em fase de recebimento de desenhos até 30 de junho.

 

Fonte: Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado