Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Agefis derruba construções irregulares no Assentamento 26 de Setembro

Fiscais da Agência de Fiscalização (Agefis) estão mobilizados em mais uma operação de derrubada no Assentamento 26 de Setembro, próximo a Vicente Pires, na tarde desta sexta-feira (17). Desta vez, a ação acontece na Chácara 17. De acordo com a Polícia Militar, houve protesto pela manhã, mas, depois, a derrubada seguiu pacífica.

Segundo a Agefis, a operação é para desobstrução da área pública pertencente à Floresta Nacional (Flona), que não é passível de regularização. “A ação é para retirada de obras em andamento, cercas, piquetes”, explicou a agência, em nota.

Manifestações

A Polícia Militar esteve no local para conter os ânimos dos moradores pela manhã. A população fechou a DF-001 com pneus e ateou fogo para impedir a passagem dos caminhões. Mas, depois, os manifestantes negociaram e liberaram a via.

Grilagem de terra 

O Jornal de Brasília mostrou, em maio deste ano, que onze pessoas – entre elas um servidor público – comandavam um esquema de grilagem na região em pelo menos dez chácaras que ficam na Floresta Nacional. A estimativa é de que o grupo tenha lucrado mais de R$ 30 milhões com o parcelamento irregular de lotes.

Você pode gostar
Publicidade