Menu
Brasília

Agefis derruba construções irregulares no Assentamento 26 de Setembro

Arquivo Geral

17/08/2018 15h47

João Stangherlin/Jornal de Brasília

Fiscais da Agência de Fiscalização (Agefis) estão mobilizados em mais uma operação de derrubada no Assentamento 26 de Setembro, próximo a Vicente Pires, na tarde desta sexta-feira (17). Desta vez, a ação acontece na Chácara 17. De acordo com a Polícia Militar, houve protesto pela manhã, mas, depois, a derrubada seguiu pacífica.

Segundo a Agefis, a operação é para desobstrução da área pública pertencente à Floresta Nacional (Flona), que não é passível de regularização. “A ação é para retirada de obras em andamento, cercas, piquetes”, explicou a agência, em nota.

Manifestações

A Polícia Militar esteve no local para conter os ânimos dos moradores pela manhã. A população fechou a DF-001 com pneus e ateou fogo para impedir a passagem dos caminhões. Mas, depois, os manifestantes negociaram e liberaram a via.

Grilagem de terra 

O Jornal de Brasília mostrou, em maio deste ano, que onze pessoas – entre elas um servidor público – comandavam um esquema de grilagem na região em pelo menos dez chácaras que ficam na Floresta Nacional. A estimativa é de que o grupo tenha lucrado mais de R$ 30 milhões com o parcelamento irregular de lotes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado