Menu
Brasília

Aéreas ainda não sentem impacto da pandemia

No Aeroporto de Brasília, vôos partem normalmente. Latam faz redução de 30%

Larissa Galli Malatrasi

13/03/2020 5h05

Aeroporto de Brasilia e coronavirus foto: Vitor Mendonca/JBr Data: 12-03-2020

O Aeroporto de Brasília informou que a companhia TAP Air Portugal — única empresa com trajetos diretos da capital para a Europa — manteve, no dia de ontem, o funcionamento normal dos voos. A aeronave da companhia pousou no aeroporto de Brasília vinda de Portugal e deixou a cidade rumo ao país europeu conforme previsto.

A empresa aérea portuguesa publicou, em seu site, nota informando que garante a possibilidade de reagendamento do voo sem o pagamento da taxa de alteração associada para bilhetes emitidos entre os dias 8 e 31 de março de 2020. “Desde o início da expansão global do Coronavírus, temos tentado efetuar todos os esforços possíveis de forma a auxiliar os nossos passageiros na gestão das suas reservas”, pontua a publicação.

A nota também explica que a alteração gratuita terá que ser solicitada com uma antecedência de 21 dias. “Se há uma viagem para data posterior a 31 de maio de 2020, recomendamos que aguarde a evolução da situação do coronavírus, e quando a sua viagem estiver mais próxima e se a situação relativa à pandemia se mantiver, verifique novamente junto da TAP quais as alternativas disponíveis”, finaliza.

Ontem, a LATAM anunciou uma redução de aproximadamente 30% de seus voos internacionais devido à baixa demanda e restrições de viagens impostas por alguns governos com o avanço do coronavírus. “Por enquanto, essa medida será aplicada principalmente para voos da América do Sul à Europa e aos Estado Unidos, entre 1º de abril e 30 de maio de 2020. A companhia irá oferecer flexibilidade aos seus passageiros para reagendarem seus voos sem cobrança de multa. Mais informações sobre esta medida serão comunicadas oportunamente”, informou a companhia.

Voos domésticos

De acordo com o Aeroporto de Brasília, os voo domésticos também não foram impactados pelo vírus. A Azul Linhas Aéreas informou ao Jornal de Brasília que, até o fechamento desta edição, não havia registrado “impactos na operação doméstica a partir da capital federal”. A Latam também reforçou que “todos os seus voos domésticos mantêm sua programação normal, sem qualquer alteração”.

A GOL Linhas Aéreas informou, por meio de nota, que até o momento não há recomendação para evitar os destinos operados pela GOL no Brasil, nos Estados Unidos ou nos países da América do Sul e América Central. “Nossa programação de voos passará por ajustes que visam garantir o equilíbrio entre o novo cenário de demanda e a qualidade e amplitude da nossa malha aérea”, pontuou a companhia.

Passageiros usam máscara em aeroporto

O ambiente aeroportuário possui grande fluxo de pessoas diariamente e, no Aeroporto de Brasília, foi possível ver algumas pessoas usando máscara na tarde de ontem, mesmo não sendo recomendada para aqueles que não estão sob suspeita do novo coronavírus. A intenção, de acordo com a administradora paranaense Francine Petroski, de 26 anos, é prevenir o contágio, uma vez que o local recebe indivíduos vindos de várias partes do planeta.

“Aqui eu quero evitar o contato com outras pessoas que eu não conheço, vindas de voos internacionais”, afirmou. Para ela, o importante mesmo é ter cuidado com boatos e desinformações repassadas em aplicativos de mensagens. “Acredito que as pessoas se apavoram sem muita necessidade, sem ter certeza se algo está acontecendo de fato”, comentou.

De acordo com Francine, “as pessoas estão dando mais ênfase para o coronavírus do que para a dengue”, que, segundo ela, merece maior atenção. “É uma doença que precisa de um cuidado maior, ainda mais dentro de nossas casas. Mas precisamos manter as precauções necessárias em ambas”, disse a administradora, que confirma ter começado a lavar mais as mãos e usar álcool em gel.

O cancelamento e prorrogação de eventos na capital federal ontem — conforme decretou o governador Ibaneis Rocha (MDB) — afetou não só quem vive na cidade, mas também quem veio de outros estados. A suspensão temporária do concurso público para o cargo de escrivão na Polícia Civil do DF é um dos casos. O exame que estava previsto para o próximo domingo (15), foi adiado em decisão conjunta do Centro Brasileiro de Avaliação e Seleção (Cebraspe) e a corporação policial.

Vinda de João Pessoa, Paraíba, uma concursanda de 34 anos, que optou pelo anonimato, contou à reportagem que teve os planos frustrados pela decisão emitida. “Quando cheguei aqui em Brasília e liguei o celular, me deparei com a notícia”, relatou, ainda perplexa. Ela estuda há dois anos e se dedica para a oportunidade desde que o edital foi lançado, em novembro de 2019. “É um sentimento de impotência, não tenho o que fazer agora. Só preciso ter paciência”, desabafou.

O voo de volta para a cidade de origem estava marcado para a próxima terça-feira, mas, segundo ela, não compensa. “Até tenho família aqui em Brasília, mas o transtorno agora é conseguir transferir a minha viagem de volta para o quanto antes”, declarou. “A assistência das companhias aéreas são péssimas. E ainda têm 95 pessoas na minha frente com a mesma solicitação”, concluiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado