Menu
Brasília

Adolescente diagnosticado com sarampo estava vacinado

Arquivo Geral

04/10/2018 10h58

André Borges/Agência Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

Um adolescente de 16 anos é o primeiro diagnosticado com Sarampo no Distrito Federal desde 2013. O jovem havia tomado duas doses da vacina, mas adquiriu a doença em uma viagem de férias a Manaus (AM). Segundo a Secretaria de Saúde, ele pode ter se enquadrado nos 5% dos casos em que o organismo não produz anticorpos mesmo após a imunização. O estado de alerta nacional se estende para a capital, mas o governo garante que não há risco de surto. Desde janeiro, foram registrados 68 suspeitas.

Subsecretária de Vigilância à Saúde, Maria Beatriz Ruy conta que o rapaz chegou a procurar uma unidade de saúde manauara durante a viagem, iniciada em 9 de julho, com sintomas da doença. Ali, o paciente foi medicado e liberado. De volta ao DF, no dia 30 de julho ele voltou a procurar socorro em virtude da manutenção dos sintomas. Após investigação, o diagnóstico de sarampo foi confirmado no dia 2 de outubro.

O processo de investigação da doença pode durar até 180 dias. Com surtos ocorrendo em Estados da Região Norte, a referência de diagnóstico fica por conta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro. As amostras do paciente foram encaminhadas para lá após o laudo do laboratório central do DF ser inconclusivo.

“As vacinas são muito seguras, mas há uma margem e pode acontecer de anticorpos não serem formados. Para evitar, a maior parte da população deve ser imunizada para que o vírus não circule”, esclarece a gestora.

Subsecretária de Vigilância à Saúde, Maria Beatriz Ruy alerta para importância da vacinação. Foto: Matheus Albanez/Jornal de Brasília

O adolescente foi curado e passa bem, sem sequelas. A família também foi investigada e não teve diagnóstico confirmado. A mãe, que só havia tomado uma dose da vacina, precisou de reforço preventivo. Esta é, segundo a subsecretária, a melhor forma de prevenção. A partir dos 12 meses de vida até 29 anos, a pessoa tem que ter pelo menos duas doses da imunização (veja abaixo).

Cobertura vacinal preocupa

Neste ano, o DF teve a campanha de vacinação infantil contra sarampo prorrogada por quatro vezes. A taxa ideal e segura é de 95%, mas a cobertura atual é de 90,36%. Mais de 144 mil vacinas aplicadas e 124 salas ainda fornecem as doses.

“Temos preocupação com a taxa de vacinação. Fizemos vários reforços, estendemos a campanha, mantivemos as vacinas disponíveis, não tivemos problema de insumos. O DF tem feito trabalho importante de conscientizar toda a nossa rede para a suspeição de casos de sarampo. Quanto antes suspeitas, melhor. Porque serão investigados”, afirma Maria Beatriz Ruy.


A doença

» Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, pacientes com a doença podem ter febre alta, acima de 38,5°C,  dor de cabeça, tosse, coriza, conjuntivite. Também é possível apresentar manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo.

» Transmissão

A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. De acordo com o MS, o contágio ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento dos sintomas de pele (como manchas e erupções).

» Tratamento

Não existe tratamento específico para o sarampo. As equipes médicas tratam os sintomas apresentados por ela. Apesar disso, conforme o MS, é recomendável que crianças tomem vitamina A para reduzir a gravidade. O uso de antibiótico é contraindicado.Muitas crianças necessitam de quatro a oito semanas para se recuperar.

» Vacinação

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade:
uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente:
duas doses da vacina tríplice.

Adolescentes e adultos até 49 anos:
– Pessoas de 10 a 29 anos – duas doses da vacina tríplice
– Pessoas de 30 a 49 anos – uma dose da vacina tríplice viral


Saiba mais

O Brasil tem 1.935 casos de sarampo confirmados em 2018, segundo o Ministério da Saúde. A orientação para quem pretende viajar para Amazonas, Roraima ou Venezuela é tomar vacina 20 dias antes de embarcar. Isso vale se a pessoa não tiver tomado as duas doses do medicamento.

Única forma de prevenção do sarampo, a aplicação de vacina tem sido alvo de boatos. O Jornal de Brasília chegou a fazer matéria mostrando a importância de manter em dia o calendário de vacinação e a chance de punição aos pais que se negarem a levar os filhos para imunização.

A preocupação com a baixa cobertura vacinal é tema de campanha do Ministério da Saúde contra fake news. Veja o vídeo:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado