Menu
Brasília

14 anos do Samu no DF: serviço atende mais de 2 mil ligações diárias

Em 2018, foram mais de 76 mil atendimentos com o envio de viaturas realizados na capital federal

Willian Matos

25/08/2019 9h59

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Willian Matos
[email protected]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou 14 de atuação no Distrito Federal no sábado (24). Com 590 mil chamadas atendidas só de janeiro a agosto, o serviço atende, diariamente, mais de duas mil ligações.

Hoje, o Samu dispõe de 30 viaturas básicas e sete avançadas, 20 motolâncias e um helicóptero – frota que cobre todo o Distrito Federal, e que possibilitou, no último ano, o atendimento de 76.245 ocorrências com o envio de viaturas.

Este número é referente apenas aos chamados atendidos pelos médicos. Ele reflete na assistência à população do DF, como explica o secretário adjunto de Gestão em Saúde, Sérgio Luiz da Costa. “O Samu exerce um papel fundamental e estratégico de atendimento ao cidadão, focando na assistência pré-hospitalar. É um dos serviços mais bem avaliados e espero que esse seja um momento para, além de parabenizar, trazer uma reflexão de como poderemos avançar”, afirmou.

Comemoração

Com a presença do secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, os servidores comemoraram o aniversário do Samu no Parque de Apoio. Lá, os funcionários realizaram oficinas de primeiros socorros, food truck, exposição de animais peçonhentos, aulas de maquiagem, auriculoterapia e orientações do Centro de Informações Toxicológicas do Distrito Federal. O grupo Batalá animou o evento.

Secretário comemorou a data e agradeceu aos servidores da Saúde do DF. Foto: Divulgação/Saúde-DF

“Estamos comemorando mais um aniversário do Samu, um serviço muito importante. Agradeço muito a todos os servidores da Secretaria de Saúde, mas hoje, especialmente, temos que saudar a todos os integrantes do Samu pelo brilhante trabalho, pela dedicação, pelo salvamento de muitas vidas”, destacou Okumoto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado