Nem mesmo a chuva que caiu ao longo do dia no Distrito Federal afastou os fiéis da tradicional encenação da Via Sacra, no Morro da Capelinha, em Planaltina, nesta sexta-feira (18). O evento, que chegou à sua 52ª edição, reuniu cerca de 150 mil pessoas, superando a expectativa inicial de 100 mil participantes.
A governadora em exercício, Celina Leão (PP), acompanhou a celebração e destacou a importância do evento para a cultura e a fé da população brasiliense, especialmente em uma data próxima ao aniversário de 65 anos da capital. Os secretários de Cultura, Claudio Abrantes, e de Turismo, Cristiano Araújo, também estiveram presentes.
Realizada desde 1973, a Via Sacra no Morro da Capelinha é uma das maiores do país e contou com a participação de 1.400 integrantes, sendo 1.100 atores representando personagens bíblicos. Em um percurso de 800 metros, o público acompanhou, em 14 estações, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo: o julgamento, prisão, crucificação, morte e ressurreição.
A emoção tomou conta do público, que enfrentou a chuva com orações, promessas e lágrimas, muitos deles peregrinando longas distâncias para chegar ao local. Para garantir a segurança, a Secretaria de Segurança Pública do DF reforçou o policiamento e a logística do evento.