Menu
Brasília

Vacinação: GDF abre agendamento para pessoas acima de 46 anos

Até agora, o GDF já vacinou cerca de 993 mil pessoas, entre todas as faixas etárias, profissionais e os grupos prioritários

Redação Jornal de Brasília

01/07/2021 16h34

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Mateus Souza
[email protected]

Durante a coletiva de imprensa do Governo do Distrito Federal (GDF) sobre as ações de combate à pandemia, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou a abertura do agendamento, a partir das 15h30 desta quinta-feira (dia 1°), para a vacinação de pessoas acima de 46 anos. Ao todo, foram reservadas 46.500 doses para o grupo dessa faixa etária.

Até agora, o GDF já vacinou cerca de 993 mil pessoas, entre todas as faixas etárias, profissionais e os grupos prioritários. Além das vacinas reservadas para as pessoas acima de 46 anos, a secretaria de Saúde também reservou três mil vacinas para atender às gestantes. Até agora, o GDF já vacinou 8.811 mulheres desse grupo.

Quanto aos profissionais da educação, 34.691 foram vacinados. Na segunda-feira, de 8.000 doses destinadas aos professores de escola pública, 6.576 foram aplicadas. Outras 8.000 foram reservadas aos professores de escolas particulares, mas foram aplicadas 5.292.

A secretaria de saúde estimava que 11 mil rodoviários fossem vacinados, mas compareceram para a vacinação em torno de sete mil profissionais. Dessa forma, as doses que não foram aplicadas serão remanejadas para outros grupos.

Durante a coletiva, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, divulgou os dias e locais onde ocorrerão a vacinação de algumas regiões do Distrito Federal, entre elas a Fercal, Gama, Paranoá, Sol Nascente, Brazlândia, Estrutural, Setor Água Quente e a Vila Cobra Coral. A ação tem o intuito de atender as pessoas mais vulneráveis, que não têm internet e ficam impossibilitadas de realizar o agendamento. A vacinação ocorre sem agendamento.

O secretário afirma que entra em contato com lideranças comunitárias para incentivar a vacinação nesses locais, e que a secretaria utiliza uma estratégia de comunicação ampla, com carros de som e rádios comunitárias.

Confira os locais e horários

Fercal: Terça e quinta – Centro Comunitário

Gama: 7 de julho – Ponte Alta Engenho das Lages

Paranoá: O planejamento ocorre nesta semana – UBS 2

Sol Nascente: Em 14 de julho – UBS 12

Brazlândia- GSAP 3 – Do dia 12 à 16 de julho

Estrutural – Aconteceu em 30 de junho, mas será marcada outra data

Água Quente – Aconteceu em 24 de junho e prorrogada para esta Terça e quinta

Decreto

Com a melhora dos números da pandemia, o GDF tem afrouxado as medidas de isolamento gradualmente. A última alteração irá retornar o trabalho presencial, como regra geral. Dessa forma, os servidores públicos do Distrito Federal terão de voltar ao trabalho presencial 15 dias após tomarem a segunda dose da vacina contra a covid-19. As exceções serão:

  • Gestantes;
  • Pessoas com histórico de hipersensibilidade ao princípio ativo, bem como a qualquer dos excipientes da vacina;
  • Pessoas que apresentaram reação anafilática à vacina.

Relatório

Com avanço da vacinação, o Distrito Federal reduziu os números da pandemia. Houve queda no número de casos e de óbitos em todas as faixas etárias atendidas na vacinação. Entre as pessoas acima de 70 anos, mais de 100% do esperado foram vacinadas. Entre as pessoas acima de 65, 95% foram vacinadas.

O número de casos de maio para junho teve uma queda de 36% entre pessoas com mais de 80 anos. Entre as pessoas acima de 60 anos, a queda no número de óbitos foi de 81%,

Atualmente, o índice de transmissibilidade no Distrito Federal encontra-se em 0,89. O número abaixo de 1 indica que a pandemia está em fase de remissão.

Ainda segundo o anunciado por Rocha, o DF possui 61 leitos vagos e cinco pessoas na lista de espera. Vale ressaltar que a lista de espera também é integrada por pessoas que aguardam o resultado do teste de Covid-19. Quando à ocupação de leitos, houve uma queda em todas as faixa etárias. De abril para junho, o Distrito Federal registrou uma queda de 70% no uso de oxigênio vazado e 35% no uso de oxigênio líquido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado