Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Vacinação contra a Covid-19 será exclusivamente por agendamento

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), a vacinação para esse público começa nesta sexta-feira (26) nos 42 postos de vacinação

Idosos de 76, 77 e 78 anos já tem data marcada para receber a primeira dose do Distrito Federal. A imunização desse grupo erá feita exclusivamente por meio de agendamento no site vacina.saude.df.gov.br. A ferramenta estará disponível para esse público-alvo a partir das 16h desta quinta (25).

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), a vacinação para esse público começa nesta sexta-feira (26) nos 42 postos de vacinação.

A escolha do agendamento pela internet se dá para evitar longas filas e aglomerações e atender melhor o público que é estimado em 23.061 pessoas. No portal de agendamento será possível escolher o ponto para ser vacinado, seja no modelo convencional (na sala de vacina), ou por drive-thru. A lista completa pode ser consultada aqui.

“O site poderá ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular ou tablet. Caso ninguém consiga fazer o agendamento, a orientação é procurar uma UBS onde os servidores agendarão”, explica o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez.

A SES destaca que as pessoas remanescentes do público de 79 anos ou mais que ainda não se vacinaram, só receberão a primeira dose do imunizante a partir de sexta-feira (26), por meio de agendamento. Os profissionais de saúde da rede privada continuarão a ser vacinados nos locais de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Comitê de Vacinação decidiu, também, que a administração da segunda dose (D2) continuará sob agendamento, como já vinha ocorrendo. “É importante esclarecer, neste momento, que estamos avançando para o atendimento exclusivo por meio de agendamento, o que evitará filas e aglomerações”, afirmou Petrus Sanchez.

O gestor reforça que as pessoas desse público-alvo – 76, 77 e 78 anos –, que está sendo adicionado a partir de agora para a vacinação, só será vacinado por meio de agendamento. A Secretaria de Saúde informa que já realizou cerca de 120% de vacinação do público-alvo idoso que estava previsto de 80 anos ou mais.

TeleCovid

Com a ampliação do agendamento pela internet, o Telecovid deixará de atender os chamados a partir da próxima segunda-feira (1º/3), considerando que já é possível fazer solicitação de agendamento para pacientes acamados no site vacina.saude.df.gov.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da Agência Brasília






Você pode gostar