Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Vacinação ajuda a deixar brasilienses mais seguros

Tanto nos aeroportos quanto nas estradas, a expectativa foi de um grande fluxo de pessoas, que aproveitaram esse feriado para retomar aquela viagem adiada

Crédito: Tereza Neuberger/Jornal de Brasília

Tereza Neuberger
[email protected]

O dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado sempre em 12 de outubro, caiu em uma terça-feira, o que significou feriado prolongado para muitos brasileiros. Servidores públicos do Executivo Federal tiveram ponto facultativo na segunda-feira.


Com o avanço da vacinação, foi possível observar também a volta da confiança dos Brasilienses em viajar. Tanto nos aeroportos quanto nas estradas, a expectativa foi de um grande fluxo de pessoas, que aproveitaram esse feriado para retomar aquela viagem adiada durante os períodos mais críticos da pandemia. Como foi o caso de Aprili dia Martin, 37 anos.


Ela teve suas passagens adiadas no ano passado, e com isso adiou os planos de levar o filho de 6 anos, para conhecer a praia. Aprili, aproveitou a oportunidade do feriado, remarcou as passagens e levou a família toda para Fortaleza: sogro, sogra, mãe, marido e filhos. Quem também aproveitou o feriado para viajar foi o casal, Nathália Lidiana (23) e Bruno Henrique (25). “Estamos indo para São Paulo comemorar o aniversário da minha sogra, que é no dia 12 de outubro”, contou Nathália. Já Ariadna Nascimento (33), viajou com uma família de amigos, ao todo foram 9 pessoas.

Eles programaram as férias para logo depois do feriado prolongado, e embarcaram para Porto de Galinhas na sexta-feira passada.


A movimentação do feriado começou nesta sexta-feira (8). A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, estimou uma movimentação de cerca de 190 mil passageiros entre a sexta-feira (8) e esta quarta-feira (13). Foram contabilizados 1.435 voos, sendo que 10 deles foram extras para atender a demanda de passageiros. O esperado foi de que a movimentação deste feriado tenha sido 5% superior à do último feriado de 7 de setembro.


Os destinos nacionais mais procurados segundo a Inframerica, foram as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador. Houve também quem buscasse destinos internacionais, Lisboa e Panamá também estariam entre os destinos procurados que partem direto do terminal brasiliense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A concessionária orientou aos passageiros que chegassem ao aeroporto com 2h de antecedência e lembrou que vem mantendo todas as medidas sanitárias contra a covid-19. O aeroporto Internacional de Brasília conta com dispensers de álcool gel distribuídos em todos o aeroporto, e é constantemente higienizado, com produtos usados para desinfecção de UTI hospitalar. Corrimão, elevadores, balcões, raio-x, tudo é descontaminado. Ao respeitar o distanciamento e seguir todos os protocolos de proteção contra a covid-19, o passageiro viajará com mais segurança.


De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis- ABIH, a procura neste feriado indicou ter sido em maior escala para destinos mais próximos e até mesmo pacotes em resorts de luxo, do que a busca por viagens à grandes capitais.


Para quem decidiu viajar pela estrada, a Polícia Rodoviária Federal orientou aos condutores que respeitassem as leis de trânsito, os limites de velocidade, utilizassem o cinto de segurança, e que ao consumir bebida alcoólica, não conduzissem veículos. A orientação da PRF para quem estivesse transportando crianças, foi de que utilizassem o dispositivo adequado para o transporte. “Assim podemos contribuir para fazer um trânsito mais seguro nesse feriado”, recomendou a policial Cintia Ferracioli, PRF/DF. A operação Nossa Senhora Aparecida 2021, iniciada na última sexta-feira(8), reforçou o policiamento e as fiscalizações de trânsito nas rodovias que cortam o DF, e encerrou às 23h59h de hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE








Você pode gostar