Uma nova blitz educativa para orientação sobre o uso de cadeirinhas no transporte de crianças será realizada nesta segunda-feira (17), das 11h às 12h, na 708 Norte, em frente ao Colégio Maurício Salles de Mello, próximo ao Uniceub. A ação dá continuidade à campanha de divulgação da Resolução nº 277 do Contran, que estabelece regras para o transporte de crianças com até dez anos e entra em vigor no dia 9 de junho.
Educadores do Detran vão abordar os condutores e orientá-los sobre os procedimentos para a adequação das crianças nos veículos. Haverá também a distribuição de material informativo com ilustração do tipo de cadeirinha adequado a cada idade. Durante as abordagens, os agentes de trânsito ainda vão observar o uso do cinto de segurança pelos condutores e passageiros.
A partir de 9 de junho, o condutor que for flagrado transportando crianças em desacordo com a norma, será multado em R$ 191,54 e receberá sete pontos na carteira, por se tratar de infração gravíssima. O veículo será retido até que a irregularidade seja sanada.
A Resolução nº 277, além de tornar obrigatório o uso de cadeirinhas para o transporte de crianças com até sete anos e meio, também define o tipo de assento apropriado para cada idade. De acordo com a norma, crianças de até um ano deverão ser transportadas em cadeirinhas do tipo conversível, conhecidas como bebê conforto. E aquelas com idade entre um e quatro anos deverão usar cadeirinhas. De quatro a sete anos e meio devem utilizar assentos de elevação. A partir desta idade, as crianças deverão ser transportadas no banco de trás do veículo e com cinto de segurança. Somente a partir de dez anos poderão ser levadas no banco da frente.