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Brasília

Unidades temáticas – uma maneira altamente eficaz de envolver os alunos

Philip Ferreira

27/04/2021 10h16

Você já entrou em uma sala de aula, mas se sentiu como se estivesse na floresta, no oceano, no espaço sideral ou em uma fazenda? Nesse caso, esse professor provavelmente estava usando unidades temáticas para dar vida ao currículo.

 Unidades temáticas são quando um professor usa um tema para ensinar em várias disciplinas de sala de aula. Na primeira infância, esta é uma forma altamente eficaz de envolver os alunos. Uma vez que o cérebro procura naturalmente por padrões e conexões, aprendemos com mais eficácia quando os tópicos de aprendizagem não são segmentados, mas agrupados e baseados em nosso conhecimento atual (Moyer, 2016). As unidades temáticas aumentam a motivação dos alunos e o desempenho acadêmico (Tuffelmire, 2017).

Com tantas opções de temas, pode parecer um desafio determinar qual deles você deseja escolher. Para começar, pense em um tema que seja amplo o suficiente para cobrir várias áreas. Se um tema for muito restrito, pode não permitir muito aprendizado no currículo. Da mesma forma, um tema muito amplo pode fazer com que os alunos percam o interesse, pois há muitas conexões a serem feitas.

É importante selecionar temas que atendam às necessidades de sua classe. Pense em quem realmente são seus alunos. Quais culturas são representadas pela classe? Quais são suas origens socioeconômicas? O que é importante para suas comunidades? Como seus alunos aprendem melhor? Crie temas que representem as crianças dessa classe. Quando os professores consideram o histórico do aluno, um diálogo natural se desenvolve (Ashokan & Venugopal, 2016). Os alunos investem mais na aprendizagem.

Junto com as necessidades de seus alunos, você deve levar em consideração os interesses deles. Qual é o nível de maturidade da turma? Que hobbies eles gostam? Quem são seus heróis? O que eles aspiram fazer com suas vidas? Quando os alunos estão interessados ??em um tópico, eles ficam mais dispostos a estudá-lo em várias áreas de conhecimento.

Finalmente, ao planejar temas, use a abordagem de cima para baixo. Comece com sua grande ideia (tema) e crie lições para ensinar sob esse tema. Certifique-se de que cada lição tenha uma meta e objetivo que se relacionem com o tema, assunto e atividades de aprendizagem. Agora veja as diferentes considerações para diferentes alunos. Ao planejar, pense em quais atividades serão benéficas para todos os alunos, para alunos que precisam de apoio extra e para aqueles que precisam de um desafio extra.

As unidades temáticas permitem às crianças compreender melhor o ensino e reter os conceitos de aprendizagem (Ashokan & Venugopal, 2016). Eles transformam as lições e o aprendizado em uma aventura emocionante!

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