Menu
Brasília

UnB terá centro de treinamento da ONU para alimentação escolar

Arquivo Geral

07/01/2011 14h48

O Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília sediará um núcleo de desenvolvimento em alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é treinar técnicos de países em desenvolvimento, especialmente da África, para melhorar a qualidade da alimentação escolar. O cronograma de preparação para que o núcleo entre em operação será definido em fevereiro, quando um diretor da ONU virá à UnB para assinar o termo de cooperação que estabelece a parceria entre as instituições.

A metodologia usada no treinamento será inspirada no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que transfere recursos financeiros para garantir a alimentação dos alunos da educação básica matriculados em escolas públicas. O PNAE estuda os alimentos de cada região para incorporar à merenda hábitos culturais com que os alunos estejam acostumados. “A criança da escola pública se alimenta melhor do que a das escolas particulares”, afirma Daniel Balaban, presidente do FNDE.

Balaban apresentou a proposta da ONU para o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, e explicou que a parceria é uma oportunidade de tornar o Brasil uma referência na área. “O país já é lembrado com um modelo a ser seguido desde que os indicadores deram um salto nos últimos anos”, diz. “Agora, um organismo das Nações Unidas vem aqui para disseminar os hábitos brasileiros para o restante do mundo”. Balaban afirma que a questão mais importante no treinamento dos técnicos estrangeiros é mostrar que podem desenvolver alimentos da própria cultura na merenda das escolas.

O reitor gostou da ideia porque acredita que se insere no tripé ensino-pesquisa-extensão. “O processo vai contribuir com estudos que sirvam aos objetivos do programa das Nações Unidas e, certamente, irá mobilizar a nossa comunidade para ter uma presença estagiária”, afirma. “Além disso, ativa-se a integração de países pela linha de Cooperação Sul-Sul e a universidade firma-se numa relação de respeito com países da África e América Latina”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado