Menu
Brasília

Último dia de inscrições para o 3º ciclo do RenovaDF

São oferecidas 2.500 vagas para o curso de auxiliar de manutenção na área da construção civil; inscrições no site da Secretaria do Trabalho

Redação Jornal de Brasília

23/05/2023 8h38

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

As inscrições para o 3º Ciclo de 2023 do RenovaDF – programa de capacitação e recuperação de espaços públicos da capital – se encerram no final desta terça-feira (23). Nesta etapa, são oferecidas 2.500 vagas para o curso de auxiliar de manutenção na área da construção civil, que abrange o aprendizado em diferentes profissões, como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Os interessados podem se inscrever aqui.

Segundo a subsecretária de Qualificação Profissional, Lucimar de Deus, a procura dos candidatos superou as expectativas. “Alcançamos mais de 16 mil inscritos na segunda-feira [22]. E o resultado com os selecionados para participar do RenovaDF sai no dia 25 , no portal da Sedet”, destaca. A previsão para o início das aulas é em 20 de junho.

Para as pessoas que tiverem dificuldades no preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) informa que servidores das agências do trabalhador podem auxiliar os candidatos no período entre as 8h e as 17h. Confira aqui os endereços.

Como é a seleção

A seleção dos candidatos é feita em duas etapas. Na primeira fase, os inscritos serão ranqueados com base nas condições de vulnerabilidade socioeconômica informadas no formulário de pré-inscrição, cruzando-se os dados declarados com bases de dados do governo federal e do GDF. Em caso de empate entre os classificados, é realizado um sorteio. Além das oportunidades disponíveis, também serão abertas 1.500 vagas de cadastro reserva, que poderão ser convocadas de acordo com a necessidade e os critérios estabelecidos no edital.

Para participar do programa, é necessário cumprir alguns requisitos, como ser pessoa física, brasileiro nato ou naturalizado, além de estrangeiro com situação regular no país; ter idade acima de 18 anos; estar desempregado e buscar qualificação na área da construção civil; comprovar a situação de desemprego e residir no Distrito Federal.

Carga horária

Os participantes recebem bolsa, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais, além do uniforme do programa | Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os cursos de qualificação profissional terão a duração total de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas cada. Em cada uma das fases, o candidato tem direito a uma bolsa no valor de um salário mínimo. Recebe, ainda, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais, além do uniforme do programa. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado