Calouros da Universidade de Brasília deixaram os campi na última sexta-feira, 15 de novembro. Um grupo com 150 estudantes foi até a cidade Estrutural, onde encontraram com alunos da Escola Viver. Dezoito oficinas, atividades artísticas e esportes fizeram parte da programação dos universitários no Trote Solidário, que incentiva os novos alunos a assumirem compromissos sociais como alternativa aos trotes violentos.
Os calouros dividiram-se em grupos, cada um responsável por uma oficina. As crianças puderam escolher as atividades que mais gostavam. Pintura de rosto, confecção de origamis e jogos, como queimada e futebol integraram os pequenos e os alunos da UnB. Gustavo Freitas, da 1ª série, optou por brincar com os palhaços e também participou de uma animação tocando um pandeiro. “Eu toco violão também”, disse o aspirante a músico.
“Além de uma recepção consciente, essa edição do Trote Solidário apresenta a extensão aos calouros”, explica Jonatas Morethi, membro do DCE e aluno do 3º semestre de Serviço Social. “A ideia é que eles possam continuar com atividades na escola ou participem de outros projetos de extensão”, completa Fernanda Fagundes, da Diretoria Técnica de Extensão (DTE). Na Escola Viver, as crianças participam de atividades de reforço escolar, musicalização, teatro e esportes no contra-turno das aulas. A ONG também é o local onde está instalado o Núcleo de Extensão da Estrutural.
O Trote Solidário é a primeira atividade da Calourada, organizada pelo DCE e os Centros Acadêmicos para recepcionar os novos alunos. Seminários, oficinas, rodas de conversa e um desafio com jogos entre os CA’s ocuparão a rotina dos alunos na próxima semana.
ATIVIDADES – Na sexta-feira, ainda houve uma seleção de bandas dos CA’s. Dos oito grupos que participaram da seletiva, dois serão selecionados para tocar na festa de encerramento, que acontecerá dia 23 de outubro, no Centro Comunitário.
As atividades seguem nesta segunda-feira com o Café da Manhã dos Calouros, realizado em todos os campi, às 8h. A abertura oficial da Calourada acontecerá às 18h, na entrada norte do Instituto Central de Ciências (ICC). Alunos, servidores e professores discutirão em mesa redonda o tema “Que UnB você quer?”.
O debate sobre a criação de um novo estatuto para UnB, que funciona como uma constituição da universidade, será o eixo central das discussões, segundo a coordenadora geral do DCE, Mel Gallo. “Queremos integrar os estudantes nos principais temas do momento”, conta.