Menu
Brasília

Três homens são presos por golpe de financiamento fácil

Arquivo Geral

26/04/2019 12h19

PCDF/Divulgação

Tácio Lorran
[email protected]

A Polícia Civil do DF (PCDF) prendeu, nas primeiras horas desta sexta-feira (26), três homens acusados de praticarem o golpe do financiamento fácil. Os criminosos são representantes da CredCar Veículos e Financiamentos Limitada, com inscrição e CNPJ, estabelecida na QSE 6 – Taguatinga Sul.

A ação, realizada por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf), se iniciou a partir de denúncias das vítimas. Elas eram atraídas por anúncios de financiamento de carros feitos na OLX. Conforme explica o delegado Wisllei Salomão, o preço era relativamente atraente.

“Eles atraiam as pessoas com anúncios e elas tinham que efetivar uma taxa de 900 a 990 reais para que o financiamento estivesse garantido. As vítimas perdiam o dinheiro, como também não recebiam o veículo, que era o objeto do financiamento”, relata o coordenador da Corf. Wisllei também diz que as vítimas eram pessoas de classe baixa.

Delegado-chefe da Corf, Wisllei Salomão. Foto: Vítor Mendonça/ Jornal de Brasília

Os criminosos agiam pelo menos desde março de 2018. Até o momento, 13 vítimas já prestaram depoimento na polícia. A PCDF acredita que o número aumente com a divulgação da prática criminosa e do nome da empresa. Com base nos valores que eram cobrados, a associação criminosa chegou a lucrar em torno de R$ 12 mil.

O delegado afirma que as vítimas chegaram a entrar em contato com bancos e constataram que nunca havia tido algum pedido de financiamento. Em outros casos, as vítimas procuraram entrar com ações judiciais. Os criminosos faziam um acordo extrajudicial e combinavam um valor.

Contrato em nome de uma papelaria

A Polícia Civil ainda investiga a atuação de outras pessoas. Apesar da loja ser pequena, como diz o delegado Salomão, os funcionários podem ter envolvimentos com a associação criminosa. Em outra situação, pelo fato de os contratos serem feitos em nome de uma papelaria no Gama, uma mulher também vai prestar depoimentos. Ela é dona da fotocopiadora e ex-mulher de um dos criminosos.

Desde o março do ano passado, a empresa mudou de nome e de lugar. Antes chamada de RJ veículos e Financiamentos Limitado, a empresa alterou o nome em abril deste ano. A Polícia Civil acredita que a troca de nomes e de localidade foi uma tentativa de desviar a atenção das investigações. Os crimes foram praticados nos dois espaços.

A associação

Os três homens, identificados apenas pelas iniciais C.A.S., J.R.S. e R.J., irão responder pelos crimes de associação criminosa e estelionato. A prisão não tem prazo para terminar. Eles serão julgados pelo poder judiciário e pelo Ministério Público. Funcionários também estão sendo investigados por conta de suposto envolvimento.

Os mandados foram de prisão preventiva. Os três agiam juntos e não tinham um líder especifico. Aliás, um dos criminosos é pastor de uma igreja evangélica do DF. Segundo o delegado, ele chegou a ser candidato a vereador na cidade de Santo Antônio do Descoberto (GO), Região Metropolitana do DF.

Delegado-chefe da Corf, Wisllei Salomão. Foto: Vítor Mendonça/ Jornal de Brasília

Entre os cinco mandados de busca também realizados nesta manhã, foram apreendidos documentos, computadores e contratos referentes às ações do bando criminoso. As buscas foram feitas nas cidades de Gama, Samambaia, Cruzeiro e Taguatinga Sul.

O delegado pede à população para que fique atenta na hora de fazer esses tipos de financiamentos. “[É preciso] tomar muito cuidado com as empresas, evitar o pagamento de taxas anteriores e constatar se elas têm credibilidade ou não”, informa o delgado Salomão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado