Menu
Brasília

Tratamento da água e biodigestor são apresentados na AgroBrasília

Emater-DF oferece tecnologia simples para garantir água purificada na área rural

Redação Jornal de Brasília

26/05/2023 18h02

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A Emater-DF apresentou na AgroBrasília 2023 tecnologias simples e eficientes no combate às impurezas da água que podem trazer doenças para a família do trabalhador e para a produção agrícola. Consiste em técnicas de tratamento da água com clorador e de esgoto doméstico com uso de biodigestor, equipamentos fáceis de serem instalados em residências rurais e que garantem uma água limpa e saudável.

“Nas áreas rurais, onde não há tratamento adequado do esgoto, o equipamento adquire importância, uma vez que trata os efluentes produzidos pelas famílias rurais, evitando que dejetos contaminem o solo, os corpos d’água subterrâneos e os alimentos produzidos no DF”Ana Paula Rosado, extensionista rural

Segundo a nutricionista Danielle Amaral, da Emater-DF, os escritórios locais da empresa sempre demandam por análise de água não só do consumo das famílias, mas para regularização da agroindústria. A água contaminada pode trazer doenças ao produtor e à sua família e ser um contaminante no processamento de alimentos.

Pensando nisso, a Emater-DF oferece, no circuito do saneamento, um equipamento simples, que pode ser instalado em residências e, com a ajuda do cloro, pode purificar a água consumida nas residências. “O custo da ferramenta não chega a R$ 300. Vamos demonstrar a facilidade de montar o equipamento e como utilizar em casa”, acrescenta Danielle, uma das coordenadoras do circuito.

Outra tecnologia simples e com menos custo a ser apresentada no circuito será o tratamento de esgoto doméstico com biodigestor. Trata-se de um compartimento fechado em que ocorre a decomposição de matéria orgânica, que é digerida por bactérias.

“Nas áreas rurais, onde não há tratamento adequado do esgoto, o equipamento adquire importância, uma vez que trata os efluentes produzidos pelas famílias rurais, evitando que dejetos contaminem o solo, os corpos d’água subterrâneos e os alimentos produzidos no Distrito Federal, contribuindo para a preservação ambiental, para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida do morador do campo”, explica a extensionista rural e economista doméstica Ana Paula Rosado.

Serviço
AgroBrasília 2023
– Data: Até sábado (27)
– Horário: das 8h30 às 17h
– Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, km 5, núcleo rural PAD-DF
– Acesso livre

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado