João Pedro Netto
joao.netto@jornaldebrasilia.com.br
Buscando afastar definitivamente a possibilidade de escassez de água para abastecimento do Distrito Federal e Região Metropolitana nos próximos anos, o Governo do DF iniciou, ontem, mais uma etapa das obras do Sistema de Produção de Água de Corumbá. A expectativa é de que, com a conclusão dos trabalhos, que devem durar dois anos, a oferta de água aumente em 30% na região. Cerca de 1,2 milhão de habitantes do DF e Goiás serão beneficiados com o sistema.
O projeto está sendo executado em parceria pelos governos do DF e de Goiás. A etapa iniciada pelo governo distrital, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), compreende a construção de uma adutora de 15 quilômetros – orçada em R$ 43 milhões. O estado vizinho já havia concluído a construção de uma adutora de 13 quilômetros, ao custo de R$ 39 milhões, que faz a captação de água bruta no lago da Represa de Corumbá IV, perto de Luziânia, e a transporta até Valparaíso, onde funcionará o reservatório e a estação de tratamento do sistema. O investimento total no sistema é de aproximadamente R$ 400 milhões.
Leia mais na edição deste sábado (07) no Jornal de Brasília.