Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Tem 40 anos ou mais? Saiba onde tomar a dose de reforço contra a covid

Só pode receber a segunda dose quem tomou a D2 há pelo menos cinco meses

Por Willian Matos 26/11/2021 8h30
Foto: Luis ACOSTA / AFP

Como anunciado na quinta-feira (25) pelo governador Ibaneis Rocha, a Secretaria de Saúde começa hoje a aplicar a dose de reforço de vacina contra a covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais.

A Secretaria disponibilizou 48 postos para este público. Cinco deles funcionarão até às 22h; dois irão atender no modelo drive-thru. Veja a lista:

Cabe lembrar que só pode tomar a terceira dose quem recebeu a D2 há pelo menos cinco meses. Nas últimas 24 horas, ninguém recebeu a dose única. Foram aplicadas 11.118 segundas doses e 1.072 da D1.

A não aplicação de doses únicas na quinta (24) pode ser relacionado à “decepção” com o Dia D de vacinação realizado no último sábado (20). Foi o próprio governador quem classificou a ação como decepcionante. Mas o governo não deve desistir e vai realizar outro Dia D amanhã (27) visando alcançar sobretudo quem não tomou a segunda dose.

O Secretário de Saúde do DF, Manoel Pafiadache, afirmou que a pasta prevê um ponto de vacinação fixo na Rodoviária do Plano Piloto, além de fazer uma busca ativa nas comunidade mais distantes. “O que nós queremos fazer são vários dias D. Estamos nos esforçando para colocar um posto fixo na rodoviária. Temos meios para ir na área rural, é a busca ativa. Vamos continuar na vacinação até quando acharmos necessário”, disse ontem.








Você pode gostar