Menu
Brasília

Tecnologia auxilia PMDF no combate ao crime

Em seis meses, ação do grupo nas redes sociais possibilitou mais agilidade a PM e gerou 1.800 ocorrências e diminuiu a criminalidade

Catarina Lima

30/06/2021 19h24

Foto: Divulgação

Uma medida simples tomada pelo comando do 20º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal tem se mostrado eficiente, eficaz e efetiva, pois serviu para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Paranoá. Desde que assumiu o posto, o comandante do Batalhão, Tenente-coronel Costa Reis, decidiu criar um grupo no aplicativo WhatsApp com a participação de comerciantes locais e da PM, denominado Rede Comércio, para que denúncias de crimes e tentativas sejam atendidas mais rápido pela PM.

Segundo o comandante, ao longo de seis meses já foram feitos mais de 1.800 atendimentos, sendo cerca de dez chamadas por dia, o que serviu para evitar roubos e demais danos aos patrimônios público e privado. Hoje existem quatro grupos de comerciantes e policiais na comunidade, com a participação de 750 comerciantes.

Costa Reis explicou que em caso de necessidade os moradores fazem as solicitações de atendimento por meio dos grupos e o Batalhão enviou viaturas para os locais. “As demandas são imediatamente atendidas”, frisou. Uma das últimas ocorrências foi de um assalto a uma loja de móveis na avenida comercial da cidade. A equipe da Polícia Militar conseguiu atender a ocorrência em apenas dois minutos e os suspeitos foram encaminhados à delegacia”, disse.

“O objetivo deste grupo é ser mais ágil no atendimento das ocorrências que normalmente demoram para ser atendidas, uma vez que a pessoa liga para o 190 e só depois a solicitação é repassada para a equipe de rua. Com a Rede Comércio, as vítimas mandam as demandas direto no grupo e o atendimento é feito imediatamente”, explicou.

A iniciativa praticamente gratuita para os cofres públicos do DF pode ser estendida a outras regiões administrativas. Segundo o Tenente-coronel, as informações sobre a Rede Comércio estão à disposição de quem se interessar.

De acordo com o balanço criminal do Distrito Federal da Secretaria de Segurança Pública do DF, de janeiro a maio deste ano ocorreram em todo o Distrito Federal 441 roubos a comércios e 7.184 roubos a transeuntes. No Paranoá, local onde foi implantada a Rede Comércio, foram registrados pelo balanço da Secretaria 326 ocorrências de crimes contra o patrimônio no período. Em janeiro foram 70 casos e em maio 57. A redução do delito nos cinco meses foi de 18,58%.

Outra experiência que já está sendo testada na segurança pública da cidade é a Área de Segurança Prioritária (ASP), lançada na última semana pelo governador Ibaneis Rocha, na Cidade Estrutural. A ASP consiste em reduzir indicadores criminais em relação à média do DF e integrar regiões com menores dados populacionais. Para isso, é feito o raio-X da criminalidade local, com o mapeamento detalhado de vulnerabilidades sociais e desordens – como falta de iluminação, carcaças de veículos abandonados e mato alto.

Em uma semana da mudança no policiamento e organização da região já podem ser observados resultados positivos. Registraram-se 695 abordagens pessoais e 354 fiscalizações veiculares, além da apreensão de 1,4 kg de maconha, 125 g de skank, uma arma branca, dois rádios comunicadores e uma balança de precisão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado