Menu
Brasília

TCDF elege novo presidente para o biênio 2023/2024

A Sessão Ordinária para eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), com transmissão pelo YouTube do TCDF

Camila Bairros

14/12/2022 11h09

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizada uma Sessão Ordinária no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), presidido por Paulo Tadeu, para eleger novos nomes para a presidência, vice-presidência, corregedoria, e também para o conselheiro-ouvidor e regente da escola de contas públicas do órgão fiscalizador.

Os novos mandatos serão válidos entre 1º de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024.

O Dr. Michel é delegado aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal, formado em Direito e pós-graduado em Segurança Pública, Direito Processual Penal e Direito Público, e foi conselheiro do TCDF no biênio 2016/2017. Agora, com unanimidade, assume a presidência da casa.

Na sessão que definiu o novo comando do Tribunal pelo próximo biênio, Márcio Michel agradeceu os colegas e fez uma bonita homenagem à mãe, que, segundo ele, não pôde comparecer à Corte, mas que acompanhou a definição de sua nova função pela transmissão do TCDF no YouTube.

“Divido essa alegria com minha mãe, dona Dolores, pela humildade, honestidade e pela forma com a qual ela sempre criou os filhos dela”, declarou. Em seu discurso, o conselheiro Michel também mandou um recado tranquilizador aos servidores do órgão vinculado ao Legislativo local, dizendo que tentará manter o “fortalecimento” e o “engrandecimento” do TCDF perante a população da capital federal. “Sejam comissionados ou sejam efetivos, nós não estamos aqui para mudar nada e muito menos para trazer horror em nada. Estamos aqui para continuar um bom trabalho de décadas e décadas que vem sendo muito bem-feito”, disse.

Foto: Anna Karolina Bezerra/Divulgação

Para a vice-presidência o nome escolhido foi o do conselheiro André Clemente. Sobre a vitória, o conselheiro André Clemente afirmou que “tem muito orgulho” de poder trabalhar e “ombrear” com Michel e que trabalharão juntos para que o TCDF possa contribuir com os avanços da cidade. “Eu conheço já há algum tempo o trabalho do conselheiro Michel e sei que se trata de uma pessoa que cuida da cidade, que cuida das pessoas independentemente de onde venham”, afirmou.

“Enquanto Ouvidor, fiz um diagnóstico e um prognóstico. Deixo aqui um plano de ação para os próximos dois anos, com amplo debate interno. Um robusto documento exigido pela lei e algumas ações que vão aprimorar todos os setores dessa casa”, ressaltou.

Para o cargo de corregedor, com 100% dos votos, Manoel de Andrade foi o eleito. Ele seguirá no cargo que ocupa desde que foi eleito no dia 16 de junho de 2021.

Paulo Tadeu, atual presidente da casa, foi escolhido para ser o conselheiro-ouvidor. Ele presidiu a casa durante todo o biênio, e agora seguirá atuando, mas em outro cargo.

E para finalizar a votação, com seis votos recebidos, Renato Rainha, que já foi presidente do TCDF, foi escolhido para ocupar o cargo de regente da escola de contas públicas do órgão fiscalizador. Ele já estava na casa como conselheiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado