Menu
Brasília

Socioeducandos do Recanto das Emas se formam em curso profissionalizante

Em cerimônia nesta segunda (3) na unidade de internação da cidade, 11 jovens receberam diploma após concluírem capacitação em almoxarife de obras

Redação Jornal de Brasília

03/07/2023 20h50

Onze jovens da Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire) se formaram na tarde desta segunda-feira (3) | Foto: Divulgação/Ascom Sejus-DF

Evento promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) na tarde desta segunda-feira, 03, formou 11 jovens da Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire). Com muita seriedade e também empolgação, os formandos receberam os certificados de conclusão do curso de almoxarife de obras ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A cerimônia foi no auditório da unidade.

A secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, destacou que a formação profissional auxilia no processo de ressocialização e na inclusão dos participantes no mercado de trabalho. “A Sejus promove ações no eixo de profissionalização, com o objetivo de reforçar o valor da educação para construção de uma perspectiva profissional na vida desses jovens. O acesso aos cursos profissionalizantes tem a finalidade de garantir a inserção social e, além disso, o resgate da cidadania”, explica a titular da pasta.

O curso é ministrado pelo Senai-DF como parte do acordo de cooperação técnica, celebrado em 2018, que realiza o programa Medida de Aprendizagem. O objetivo é contribuir para o resgate da cidadania de jovens que estão em unidades de internação do sistema socioeducativo, por meio da formação profissional e o alcance de oportunidades de trabalho.

O programa Medida de Aprendizagem permite que adolescentes sejam contratados como jovens aprendizes em diferentes instituições públicas e privadas. Os jovens selecionados, com perfil identificado pelas unidades socioeducativas, têm direito a uma vaga de aprendizagem profissional, bolsa auxílio e todos os direitos previstos na lei de aprendizagem.

São parceiros da Sejus-DF no acordo Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e ainda Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O curso

O curso de almoxarife de obras ofertado Senai-DF tem dez meses de duração. Os socioeducandos participaram de aulas práticas e teóricas na Unire. Além dos conhecimentos específicos da área de formação de almoxarife de obras, receberam noções de sistema de administração, como gestão de estoque, contas a pagar e sistema de compras.

O subsecretário do Sistema Socioeducativo, Daniel Fernandes, enfatizou o comprometimento da Sejus com a promoção dessas oportunidades educacionais e profissionais para os jovens. “A profissionalização e a aprendizagem contribuem para a reestruturação de identidade dos jovens, proporcionando uma mudança significativa para a vida após a passagem pelo sistema socioeducativo e os qualificando para a ressignificação de oportunidades que surgirão”, ressaltou.

Formaturas de socioeducandos

Em fevereiro, duas formaturas de jovens da socioeducação foram realizadas pela Sejus, após dez meses de empenho e participação nos cursos.

A cerimônia organizada na Unidade de Internação de Santa Maria entregou diplomas para 22 jovens que concluíram o curso de aprendizagem profissional em serviços ofertado pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac).

O outro evento ocorreu na Unidade de Internação do Recanto das Emas, para 12 jovens que participaram do curso de almoxarife de obras do Senai-DF. A cerimônia aconteceu no auditório da unidade com a participação de autoridades do sistema de justiça e de familiares.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado