Menu
Brasília

Sobradinho e Planaltina não registraram crimes no transporte público nos últimos 60 dias

Sala de monitoramento da PM localizada em Sobradinho ajuda a reduzir assaltos nos coletivos

Redação Jornal de Brasília

09/11/2020 8h35

Nos últimos dois meses, não houve registros de crimes no transporte público nas regiões de Sobradinho e Planaltina. Uma das razões para a baixa é a sala de monitoramento da Polícia Militar (PMDF), localizada no 13º Batalhão, em Sobradinho.

O espaço conta com uma sala, quatro monitores e computadores e 60 câmeras, integrado com o policiamento ostensivo nas ruas. Começou a funcionar no primeiro semestre de 2020 e já apresenta resultados positivos, na visão da corporação.

O tenente-coronel da corporação, Genilson Duarte, explica que dois policiais monitoram as câmeras 24 horas por dia. Cada um trabalha um turno de 12 horas. “Quando há um caso suspeito, o militar faz contato com a viatura próxima ao local, que investiga a situação”, comenta.

A meta, agora, é aumentar o número de câmeras de 60 para 100, “além de atualizar a tecnologia e receber imagens de câmeras privadas e ter identificação facial”, explica o tenente-coronel Duarte.

Reforço em todo o DF

Já foram instaladas em todo o DF, 928 câmeras de videomonitoramento. Em 21 meses, o número de equipamentos aumentou quase 60% – em janeiro de 2019, o DF contava com 584 equipamentos. O objetivo, de acordo com o secretário de Segurança Pública Anderson Torres, é ter todo o território monitorado.

“É uma das prioridades da nossa gestão. Essa tecnologia contribui tanto para o trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil, como para o policiamento preventivo da Polícia Militar, permitindo ações mais eficientes e uma aplicação mais eficaz dos recursos”, avalia o titular da pasta.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado