Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

SLU já recebeu 785 indicações para instalação de lixeiras

População pode sugerir as localizações pelo formulário disponível no site e também no aplicativo da coleta

Foto: Divulgação/SLU

Ao todo, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recebeu até o momento 785 sugestões de pontos para instalação das novas lixeiras. As pessoas interessadas em fazer indicações podem preencher um formulário disponível no site do órgão ou pelo novo aplicativo “SLU Coleta DF”.

Serão 7.300 lixeiras instaladas na terceira etapa, que deve iniciar no segundo semestre deste ano e vai contemplar áreas residenciais.

Até o momento, o SLU já instalou quase 7 mil novas lixeiras na primeira e segunda etapas, atendendo áreas de grande circulação de pessoas, além de parques, áreas verdes e praças.

Além do formulário disponível no site, o cidadão pode sugerir a instalação de lixeiras pelo aplicativo “SLU Coleta DF”. Para isso é preciso ligar o GPS do celular, informar o endereço ou ponto de referência e adicionar a localização de onde gostaria que tivesse uma lixeira. Teve dúvidas de como preencher o formulário? Acesse o tutorial: http://www.slu.df.gov.br/tutorial-lixeiras/.

Todas as solicitações recebidas passarão por uma avaliação técnica para verificar se os locais indicados estão aptos à instalação. Lembrando que o formato das lixeiras requer que elas sejam instaladas em postes de iluminação.

O gestor de Resíduos Sólidos do SLU, Murilo Caixêta, explica que o objetivo é fazer uma distribuição dos equipamentos proporcional à população de cada região administrativa e que a escolha do modelo das novas lixeiras passou por uma avaliação técnica para ter maior durabilidade.

“Ainda temos 10 mil lixeiras do modelo antigo que, por serem de metal, acabam oxidando no fundo, perdendo utilidade. Os novos equipamentos têm um material mais resistente, temos uma expectativa de maior durabilidade do que as antigas lixeiras de metal”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Murilo Caixêta também ressalta que as lixeiras têm capacidade para 50 litros e devem ser utilizadas para pequenos resíduos, gerados pela população enquanto se desloca pela cidade.

Aplicativo da coleta

Uma das formas mais fáceis de preencher o formulário e indicar ponto de instalação de lixeiras é pelo aplicativo “SLU Coleta DF”. A ferramenta está disponível para download desde a semana passada e permite acesso fácil a diversos serviços do SLU, como horário das coletas (convencional e seletiva), dúvidas sobre a correta separação dos resíduos, entre outros.

De acordo com o assessor da Diretoria de Modernização e Gestão Tecnológica do SLU, Leandro Carvalho, já foram feitos mais de 900 downloads do novo aplicativo nos sistemas Android e iOS. “O interessante no aplicativo é que o cidadão poderá receber uma notificação de quando o caminhão estiver indo para a sua região. A pessoa vai receber um alerta e poderá pegar seu resíduo e colocar para descarte fora da sua residência”, explica.

As informações são da Agência Brasília

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar