O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), projeta um crescimento de 4,5% nas vendas do comércio de rua e de shoppings do Distrito Federal para o Dia das Mães (12). No entanto, setores como os de celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos podem ter crescimento de até 7% por conta da Copa das Confederações e Copa do Mundo, que motivam muitos consumidores a presentear com televisores de última geração.
O presidente do Sindivarejista, Antonio Augusto de Moraes, explica que os cartões de crédito e de débito devem responder por 73% do faturamento do comércio.
“O dia das mães mexe com o emocional de centenas de consumidores. O comércio está facilitando, nas formas de pagamento e nos prazos, a compra de presentes”, argumenta.
O gasto médio com presentes pode atingir R$ 71 contra R$ 69 do ano passado. O dia das mães é considerado a segunda melhor data para o comércio em termos de vendas. Os presentes mais vendidos até agora são confecções, perfumes, calçados e artigos de cama, mesa e banho.