Menu
Brasília

Seminário e questões indígenas on-line

Arquivo Geral

05/08/2009 0h00

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Memorial dos Povos Indígenas sediará, entre os dias 7 e 9 de agosto, o II Seminário Regional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. O encontro reunirá cerca de 200 líderes e comunicadores indígenas brasileiros de 20 diferentes etnias e representantes de outros 13 países do continente americano.

O evento irá apresentar às diversas lideranças a primeira versão do Portal Global Indígena, que deverá receber conteúdo dos povos indígenas de todo o mundo e servir como ponto focal das discussões relativas aos temas e culturas tradicionais.


O portal é resultado do trabalho conjunto entre os Povos do continente americano, e também de debates da ONU sobre a Sociedade da Informação e o Direito Indígena ao acesso a novos conhecimentos e tecnologias. Construído pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). O site será administrado pelos indígenas.

A programação do seminário conta com oficinas sobre a operação técnica do site, produção de conteúdo e diálogos entre lideranças sobre a importância da valorização das culturas originais. Na tarde do dia 7, diversas iniciativas brasileiras de acesso a tecnologias da informação e comunicação serão apresentadas aos líderes internacionais.

Entre as ações que serão destacadas estão o site de notícias www.indiosonline.org.br e um software desenvolvido por indígenas para trabalhar a língua portuguesa e wapichana com as crianças. Ao final do evento, o Portal Global Indígena será entregue a um conselho gestor, que irá administrar o site.


Para Marcos Terena, diretor do Memorial Indígena, “o evento em Brasília se transforma em uma resposta aos grandes dilemas entre passado e futuro, à medida que une aos saberes ancestrais uma ferramenta altamente moderna e, dessa forma, possibilitará não somente a afirmação indígena e a preservação de sua cultura, mas a construção de um mundo melhor pelo próprio indígena”.


Programe-se:

II Seminário Regional Indígena sobre Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs


De 7 a 9 de agosto, no Memorial dos Povos Indígenas, localizado no Eixo Monumental Oeste, em frente ao Memorial JK

Informações: 3344-1155 ou 3344-1154.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado