Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Secretaria reabre agendamento de vacinação para profissionais de saúde

Os profissionais autorizados a agendar a vacinação são os mesmos já previstos pela Secretaria de Saúde

Por Willian Matos 12/04/2021 7h22
Drive-thru vacina idosos acima de 80 anos. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

A Secretaria de Saúde vai reabrir nesta segunda-feira (12) o agendamento da vacinação para profissionais de saúde. A pasta vai aproveitar a chegada de 67,9 mil doses de vacina que desembarcaram no DF na última quinta (8).

O agendamento estará disponível no site vacina.saude.df.gov.br a partir das 10h. A vacinação só começa na terça (13), e deve durar até quarta (14).

Os profissionais que têm direito à vacinação são os mesmos que já estavam liberados anteriormente:

  • Profissionais de saúde que trabalham em consultórios, clínicas, laboratórios e farmácias;
  • Agentes funerários e servidores do Instituto Médico Legal (IML);
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Biomédicos;
  • Farmacêuticos;
  • Odontólogos;
  • Fonoaudiólogos;
  • Psicólogos;
  • Assistentes sociais;
  • Médicos veterinários e os respectivos técnicos.

Para os outros cidadãos autorizados, a imunização segue normalmente. Idosos de 66 anos ou mais podem ir aos postos de vacinação sem precisar agendar. Já os profissionais de segurança pública começam a ser vacinados nas UBSs da Região de Saúde Centro-Sul também a partir desta segunda (12), também sem agendamento, seguindo listagem de cada corporação.

Vacinação contra gripe

Nesta segunda (12) também terá início outra imunização importante: a contra a gripe. A imunização estará disponível até o dia 9 de julho, em 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Veja os locais:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Postos de Vacinacao Influenza 2021 by Jornal de Brasília on Scribd

Os profissionais de saúde lembram sobre a importância do intervalo entre a aplicação da vacina contra covid e outros imunizantes, como a gripe. Segundo o infectologista Hemerson Luz, o intervalo sugerido pelos profissionais é de 14 dias. A orientação médica vale para qualquer vacina do calendário ou para influenza no caso dos grupos que serão imunizados contra a covid-19.

Hemerson Luz explica que o intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa.

Números baixos

De acordo com a atualização do Vacinômetro neste domingo (11), o DF vacinou, até agora, 326.408 pessoas. Este índice é referente ao público que já recebeu a D1 (primeira dose) do imunizante. Além disso, 100.248 pessoas tomaram a segunda dose (D2). Nas últimas 24h, foram vacinadas 166 pessoas com a primeira dose e 287 com a segunda.

Para que o processo de vacinação pudesse ser realizado, a Secretaria de Saúde recebeu 501.590 doses da CoronaVac e 130.750 doses da vacina de Oxford, o que totalizou em 632.340 medicamnetos recebidos do Ministério da Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar